A Secretaria de Estado da Saúde informa a situação das Emergências dos hospitais Florianópolis, Regional de São José e Instituto de Cardiologia de Santa Catarina nesta terça-feira (12):

Hospital Florianópolis – Até o fim da manhã, a emergência geral tinha sete pacientes internados e 33 pessoas aguardavam atendimento no saguão. O atendimento na emergência da unidade é feito de acordo com a gravidade dos casos, por meio da classificação de risco. Nas últimas 24 horas, o hospital, que é referência em ortopedia, atendeu 76 pacientes na Emergência ortopédica, 318 na Emergência geral e 83 na Emergência pediátrica. O quadro geral é de 22 pacientes internados. Nas últimas 24 horas foram feitas cinco internações.

Instituto de Cardiologia – Um paciente estava sendo atendido no final da manhã na Emergência desta instituição localizada em São José. Nenhuma pessoa aguardava consulta enquanto 35 estavam internadas, sendo cinco na Emergência semi-intensiva, 12 no repouso e 18 na medicação. Até o fim da manhã havia 66 pessoas nas unidades de internação e 15 na ala coronária. Nas últimas 24h, o Instituto de Cardiologia atendeu 46 pessoas na Emergência e fez 20 novas internações. Há um total de 116 pacientes internados no instituto.

Hospital Regional de São José - Nas últimas 24 horas foram realizados 447 atendimentos nas emergências geral, ortopédica, oftalmológica e obstétrica. Na emergência pediátrica foram feitos 167 atendimentos. O quadro geral do Hospital Regional de São José é de 299 pacientes internados. Nas ultimas 24 horas foram realizadas 62 internações.

Salientamos que cerca de 80% dos casos que chegam às Emergências são ambulatoriais, ou seja, situações que podem ser resolvidas nos postos de saúde. A Secretaria de Estado da Saúde orienta a população a primeiro procurar os centros de saúde dos seus municípios. Os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) estão aptos a atender situações de urgência, que são aqueles em que a pessoa não corre riscos.

Informações adicionais:

Secretaria de Estado da Saúde