icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis,15 de abril de 2016

Ao tossir e espirrar, cubra a boca e o nariz com um lenço descartável e lave as mãos com água e sabão assim que possível. Na falta de um lenço, use o antebraço; nunca as mãos. Essa é a chamada “Etiqueta da Tosse” principal atitude recomendada pelos especialistas em saúde para reduzir a circulação do vírus da gripe. “Essa medida é muito importante, pois diminui a disseminação do vírus entre as pessoas e a ocorrência de infecções respiratórias”, reforça Vanessa Vieira da Silva, gerente de Imunização e Doenças Imunopreveníveis da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) da Secretaria de Estado da Saúde.

Outras recomendações para quem estiver doente é beber bastante líquido, ter uma alimentação saudável, evitar sair de casa e manter-se distante de locais com aglomeração de pessoas, além de procurar uma unidade de saúde para iniciar o tratamento adequado.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (Srag) são casos de síndrome gripal que evoluem com comprometimento da função respiratória, sem outra causa específica que, na maioria dos casos, leva à hospitalização. Pode ser causada por vírus respiratórios, dentre os quais predominam os da influenza do tipo A e B, ou por bactérias, fungos e outros agentes. De 1º de janeiro a 14 de abril, 101 pessoas foram hospitalizadas com Síndrome Respiratória Aguda Grave por gripe em Santa Catarina, conforme o Informe Epidemiológico N°6 / 2016 - Vigilância da Influenza divulgado pela Dive/SC. Dessas, 15 pessoas morreram.

Os sintomas da gripe, em geral, são febre alta, calafrios, tosse, dor de cabeça, dor de garganta, cansaço e dores musculares. “Quem estiver com febre alta, tosse e falta de ar deve procurar uma unidade de saúde em até 48 horas após o início dos sintomas”, alerta Vanessa. O tratamento precoce com medicamentos antivirais ajuda a evitar a evolução para formas graves. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde.