icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 4 de maio de 2016

Nesta quinta-feria, 5, é comemorado o Dia Mundial de Higiene das Mãos. A data foi definida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como principal ação para reduzir a transmissão de infecções e micro-organismos resistentes, além de ser uma das medidas essenciais na prevenção e controle das infecções relacionadas à assistência à saúde (IRAS), promovendo a segurança de pacientes, profissionais e usuários dos serviços de saúde.

A cada ano, pacientes em todo o mundo são afetados por infecções relacionadas à assistência à saúde, consideradas como um dos eventos adversos mais frequentes nos serviços de saúde. Os micro-organismos resistentes podem ser transferidos ao paciente por meio das mãos dos profissionais de saúde. A resistência aos antimicrobianos reduz ou impede a eficácia de qualquer tratamento para a prevenção e cura de infecções.

A prevenção da infecção deve ser reforçada nos serviços de saúde, sendo fundamental a prática da higiene das mãos em todos os processos de cuidados, como inserção de dispositivos invasivos, manipulação da ferida cirúrgica, entre outros.

Neste ano, a OMS, com pleno apoio da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), vem estimulando a melhoria das práticas de higiene das mãos, especialmente nas unidades cirúrgicas visando a segurança do paciente.