Caçador, 18 de julho de 2016

O governador Raimundo Colombo e o secretário da Saúde, João Paulo Kleinübing, inauguraram na sexta-feira, 15, em Caçador, a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) São Miguel Arcanjo, no Hospital Maicé. A nova UTI recebeu dez leitos. Com o funcionamento da nova ala, o hospital dobra o número de leitos, ou seja, de dez para 20. Os equipamentos são de última geração, importados da Suíça e Alemanha e cumprem com as mais elevadas exigências para intervenções médicas.

Raimundo Colombo disse que o hospital ganha qualidade, avança em tecnologia e melhora as condições operacionais. "Isso significa saúde para a população. A maior reivindicação das pessoas é mais e melhor saúde. As demandas são infinitas, cada dia temos novos desafios, oportunidades, avanços tecnológicos e nós temos que acompanhar e oferecer de forma pública, que é o mínimo que o Estado deve fazer para proteger a vida das pessoas. Por isso, é muito importante vencermos uma etapa, entregar uma UTI bem equipada, com o que há de mais moderno", explicou o governador.

A obra recebeu investimento total de R$ 4,5 milhões, sendo R$ 1,6 milhão do Governo de Santa Catarina, além de dez aparelhos respiradores disponibilizados pela Secretaria Estadual de Saúde. O restante da verba foi viabilizado através de emendas parlamentares e doações de instituições, empresários e da comunidade regional. A UTI passará pela inspeção da Vigilância Sanitária nos próximos dias e começará atender plenamente no começo de agosto.

O secretário Kleinübing salientou que é um grande momento para o Hospital Maicé. "Vamos cumprindo aquele que é o objetivo do Governo do Estado de poder levar para o interior, para cada região, a infraestrutura necessária para o atendimento da nossa comunidade. Ampliamos o atendimento de UTI, aproximamos a saúde das pessoas e estamos preparando cada vez mais o Maicé para ser o grande centro de saúde da região", disse.

O Maicé é uma instituição filantrópica. Atende média e alta complexidade, conta com 130 leitos e tem rede de atenção, urgência/emergência. A unidade atende toda a macrorregião, somando 55 municípios e uma média de 600 mil habitantes. São realizadas mensalmente cerca de 400 cirurgias e 3 mil atendimentos no setor de emergência.

O presidente do Conselho Consultivo do Hospital, Leonir Tesser, destacou que essa é a primeira grande conquista do Maicé. "A realização dessa obra é a simbologia de que, quando as pessoas se unem, quando a comunidade acredita, quando todos contribuem e o poder público acredita num trabalho sério e honesto, as coisas acontecem. Estamos disponibilizando para nossa comunidade o que tem de melhor e mais moderno em termos de equipamentos para tratamento de UTI. O trabalho não termina aqui, muitas outras melhorias estão a caminho. O Hospital Maicé será referência em saúde", afirmou.

"Conseguimos comprar o que tem de melhor. São equipamentos importados. Com toda tecnologia que vamos ter aqui, aliada ao conhecimento, com certeza vamos ter uma saúde de primeiro mundo", observou a médica Tereza Batiston.

Obras em andamento

Outras obras estão em andamento no hospital: a construção do novo pronto socorro e da ala de hemodinâmica. Para esses projetos, o Estado investiu mais R$ 2,5 milhões, conforme convênio assinado no mês de abril. "O Governo do Estado é parceiro e vai continuar contribuindo para essa evolução. O Maicé tem também o envolvimento de toda comunidade. Saúde é um processo de solidariedade. Essa contribuição da população um exemplo para nós", ressaltou o governador Colombo.

Informações adicionais para a imprensa:
Elisabety Borghelotti
Secretaria de Estado de Comunicação - Secom