icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 05 de agosto de 2016

No próximo sábado, 6 de agosto, será promovido um mutirão para a realização de testes rápidos de hepatite B e de hepatite C para pessoas com mais de 40 anos em Florianópolis. A iniciativa é da Associação Brasileira dos Portadores de Hepatites (ABPH) e conta com a parceria do Rotary Club e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina (Dive/SC). Aberto ao público, o evento acontecerá nas dependências do SESC da Prainha, na Travessa Siríaco Atherino, 100, no centro da capital, das 9h às 15h.

 A ação faz parte do projeto global Hepatite Zero, liderado no Brasil pela ABPH, que promove a testagem rápida nos 26 estados e no Distrito Federal na semana em que se comemora o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites, celebrado em 28 de julho.Além da testagem, serão distribuídos preservativos e materiais informativos sobre as hepatites. “Precisamos ampliar o diagnóstico para que seja iniciado o tratamento adequado, mas também intensificar a divulgação das formas de prevenção das hepatites virais, que estão entre os graves problemas de saúde pública do país e de Santa Catarina”, ressalta Dulce Maria Quevedo, gerente de vigilância das DST/Aids e Hepatites Virais da Dive/SC. 

As hepatites virais estão relacionadas à cerca de 500 mortes ao ano no estado por doenças como cirrose e câncer de fígado. “Recomendamos que todas as pessoas realizem, pelo menos uma vez na vida, o teste para as hepatites virais, ou sempre após exposição a algum fator de risco”, reforça Dulce. O teste rápido está disponível gratuitamente nas unidades de saúde da rede pública. A vacina contra a hepatite B e o tratamento das hepatites virais também são oferecidos gratuitamente na rede do Sistema Único de Saúde (SUS).  

Sobre as hepatites

As hepatites B e C são infecções sexualmente transmissíveis, mas os vírus também podem ter transmissão sanguínea. A contaminação pode ocorrer via compartilhamento de materiais perfurocortantes, como agulhas, alicates de unha, lâminas de barbear e de escovas de dente. Em estúdios de tatuagens e de piercings deve-se assegurar que todos os materiais envolvidos sejam descartáveis; nos salões de beleza as pessoas devem confirmar a utilização da autoclave para esterilização dos instrumentos conforme determinação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária ou usar o kit pessoal (alicate, lixa, palito etc). Informações detalhadas sobre as hepatites A, B, C, D e E, incluindo formas de prevenção, sintomas, diagnóstico e tratamento, estão disponíveis no hotsite.

www.dive.sc.gov.br/hepatites, lançado recentemente pela Dive/SC.