icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 30 de agosto de 2016

 

Gripe, sarampo, rubéola, caxumba, poliomielite, febre amarela, hepatite A, hepatite B, varicela, tétano, difteria, coqueluche e meningites. O que todas essas doenças têm em comum é o fato de que podem ser prevenidas com vacinas, e todas são oferecidas gratuitamente pela rede pública de saúde. A realidade catarinense em relação aos casos registrados e a cobertura vacinal dessas doenças imunopreveníveis estará em debate num seminário inédito. O evento será realizado nestas terça, 30, e quarta-feira, 31, pela Diretoria de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde em São Francisco do Sul, no Litoral Norte do Estado.

Dezenas de profissionais da saúde estarão reunidos nessa capacitação, com carga horária de 16 horas, que tratará, ainda, das doenças transmitidas por alimentos e por água, que totalizam cerca de 250 tipos, sendo na sua maioria infecções causadas por bactérias e suas toxinas, vírus e parasitas. "São realizadas periodicamente avaliações e estudos sobre cada uma dessas áreas isoladamente. Dessa vez, reuniremos todas as pessoas e áreas afins para debater sobre as doenças, as formas de prevenção e a imunização de maneira conjunta", explica Vanessa Vieira da Silva, gerente de Vigilância das Doenças Imunopreveníveis, Imunização e DTHA da Vigilância Epidemiológica de SC.

No evento, os profissionais de saúde também farão a preparação para a próxima Campanha de Vacinação contra a Poliomelite e Multivacinação, que acontecerá entre os dias 19 a 30 de setembro.

Nessa ocasião, serão aplicadas vacinas em crianças entre seis meses e cinco anos de idade contra poliomielite, sarampo, rubéola, caxumba, tétano e difteria; bem como contra o HPV para meninas entre nove e 13 anos que não tomaram a vacina ou que não completaram as duas doses necessárias para ficarem imunes ao vírus. A campanha também traz uma novidade que adolescentes também serão chamados a atualizar sua caderneta de vacinação que receberão vacinas contra a hepatite B, difteria, tétano, sarampo, rubéola e caxumba.