icone facebookicone twittericone instagram

O Estado vem, desde janeiro, promovendo a rápida distribuição das vacinas às 17 unidades descentralizadas de saúde. O governo estadual fixou o dia 31 agosto como meta para a aplicação do imunizante na população adulta com ao menos a primeira dose do imunizante. Segundo estimativas do IBGE (2020), SC possui uma população de 5.573.220 na faixa etária acima dos 18 anos.

Foto:Ricardo Wolffenbüttel / Secom

Até a sexta-feira, 27, já haviam sido distribuídas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), 7.704.617 doses aos municípios, porém, há uma diferença observada entre as doses distribuídas e as registradas nos sistemas oficiais do Estado.

“Sabemos do comprometimento dos municípios em relação à realização da vacinação contra a COVID-19, e estamos atentos as dificuldades que possam ocorrer no registro dessas aplicações, no entanto é preciso que se entenda que esses dados são fundamentais para avaliação do alcance da população atingida e quando necessário, a adoção de medidas de correção”, explica André Motta Ribeiro, secretário de Estado da Saúde.

Neste sentido, a SES emitiu um oficio solicitando celeridade no processo de registro e oferecendo, aos gestores municipais, apoio para a aceleração no processo, tanto no sistema do vacinômetro de Santa Catarina quanto no sistema federal.

“Estamos dispostos a auxiliar os municípios que necessitem para que possamos, em conjunto, demonstrar os avanços na vacinação”, acrescenta Motta Ribeiro.  

Segundo o balanço semanal divulgado pela DIVE, no dia 25 de agosto, havia uma diferença de 829.275 doses, entre as que foram distribuídas e as registradas.