icone facebookicone twittericone instagram

O Ministério da Saúde concedeu uma homenagem nesta segunda-feira (27) pela atuação dos profissionais do Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis, nos trabalhos de conscientização, acolhimento e captação de órgãos e tecidos para transplantes.

A premiação foi realizada em Brasília em ato que marcou o Dia Nacional de Doação de Órgãos, comemorado nesta segunda. O prêmio “Destaque no Processo de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes 2020”, foi entregue à diretora Elisângela Scheidt Roncalio, reconhecendo a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do unidade junto ás famílias de potenciais doadores.

Além do Hospital Governador Celso Ramos, foram homenageados apenas outros três trabalhos executados no decorrer de 2020: o da UTI do Hospital da Vida, em Dourados (MS), da Fundação Edson Queiroz, do Ceará e do Hospital Professor Fernando Figueira de Pernambuco,.

“A doação de órgãos é um gesto nobre que pode salvar vidas. Receber este prêmio é resultado de muito trabalho realizado e estímulo dos nossos profissionais de saúde Estendo essa premiação, principalmente, aos integrantes da CIHDOTT do HGCR e à Central Estadual de Transplantes, que nunca mediram esforços para fazer parte deste trabalho e aos familiares dos doadores que permitiram que as doações acontecessem. Meu sentimento é de gratidão", ressaltou a diretora geral, Elisângela Scheidt Roncalio.

 A campanha do Ministério da Saúde em 2021 relacionado ao Dia das Doação de Órgãos focou nos trabalhos de conscientização das família com o tema “Uma conversa que pode transformar uma vida”. Segundo o Governo Federal, neste momento, 53.218 brasileiros aguardam a sua vez de receber um órgão e recomeçar.

O objetivo é incentivar os potenciais doadores a deixarem a família ou pessoas próximas cientes dessa vontade, já que são eles que poderão tomar essa decisão. Em 2021, entre as mais de 2 mil famílias que estavam vivendo um momento difícil de perder alguém, 38% recusaram a doação de órgãos. Por outro lado, 61% disseram sim para vida continuar.

Durante o evento de lançamento da campanha, o ministro da Saúde substituto, Rodrigo Cruz, ressaltou que é importante sensibilizar todo brasileiro sobre a doação de órgãos. “O primeiro ponto é a pessoa se convencer e, após se convencer, ela precisa entender que isso não basta, ela precisa conversar com a família”, ressaltou ao citar que a legislação brasileira determina que a família é quem que tem que aprovar e dar a palavra final de doação.