icone facebookicone twittericone instagram

Inicia nesta sexta-feira, 30, um plano de ação emergencial desenvolvido entre a Secretaria da Saúde e a Defesa Civil, que reunirá diversos órgãos, para prevenir a propagação da hantavirose no Estado e prestar apoio aos municípios. A doença, possuiu maior incidência no período da “ratada”. O fenômeno é cíclico e geralmente acontece em regiões rurais do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

A ação de prevenção reunirá um trabalho integrado da Secretaria da Saúde com a Defesa Civil, Secretaria da Agricultura, Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural, Instituto do Meio Ambiente, Polícia Militar Ambiental, Secretaria de Educação e Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina. Serão feitas, num primeiro momento, reuniões para gerenciar e dimensionar os efeitos. Até o momento há oito casos em todo Estado. Eles estão distribuídos entre os municípios de Agronômica, Águas Frias, Caçador, Lontras, Mafra, Palhoça, Painel e Urubici.

1042

A doença

A hantavirose é transmitida pelo rato silvestre (rato da mata e ratinho do arroz), que aproveita o momento de floração das taquaras – fenômeno que ocorre no mínimo a cada 10 anos, para se alimentar das sementes que caem ao chão. Com fartura de alimento eles se reproduzem em grande escala, o que é conhecido como “ratada”. Quando as sementes acabam, eles buscam o alimento nas casas mais próximas o que acaba desencadeando o contato entre os humanos e o roedor.

A infecção causa pela hantavirose se apresenta principalmente na forma de Síndrome Cardiopulmonar e, inicialmente, o primeiro sintoma é tosse seca, mas pode evoluir para febre, dor nas articulações, dores abdominais, náuseas, diarreias e vômitos. Nos mais graves casos, a pessoa pode ter dificuldade para respirar.

A contaminação ocorre em sua maioria por inalação de aerossóis ou partículas de urina, fezes ou outra substância do roedor, podendo ocorrer também através da mordida. Não há vacina para a doença, por isso a preocupação da SES em criar um plano de ação. O tratamento é feito geralmente com suporte médico para fortalecer o sistema imunológico do paciente a fim dele reagir ao vírus.

Como prevenir?

A SES indica que as prevenções a serem tomadas envolvem medidas sanitárias de afastamento dos roedores, como manter recipiente de alimentos fechados, roçar o terreno em volta e retirar entulhos existentes próximos a casa.