icone facebookicone twittericone instagram

Iniciando suas atividades em 1984, a Associação de Voluntárias da Saúde da Maternidade Carmela Dutra completou 40 anos de serviços voltados ao auxílio da instituição. Para celebrar essa longa jornada, as voluntárias organizaram um café especial nas instalações do hospital, reunindo a diretoria, equipes da unidade e o superintendente dos hospitais públicos.

voluntárias mcd todos
Fotos: Robson Valverde / Ascom SES


Durante o evento, o diretor Gilberto Seemann prestou uma homenagem às voluntárias, entregando uma placa simbólica para Ilse Grillo, a integrante mais antiga da equipe, com 35 anos de voluntariado, e que representou todas as colaboradoras. Ele ressaltou a importância do trabalho voluntário realizado pela associação ao longo dos anos.

"São inúmeros os benefícios que vocês trazem para a Maternidade, desde o fornecimento de pequenos medicamentos não padronizados necessários para nossos pacientes da UTI até o suporte para obras, como durante a reforma da emergência realizada há alguns anos com recursos arrecadados pelas voluntárias", destacou.

voluntárias mcd


Entre as atividades desenvolvidas, a associação realiza mensalmente um brechó em sua sala dentro do hospital. Além disso, confeccionam enxovais para bebês carentes e organizam bazares com materiais apreendidos pela Receita Federal. "Sempre no último dia do mês ou no primeiro, conforme caia o salário dos servidores, realizamos o brechó durante três dias. Recebemos os produtos, fazemos a triagem, colocamos preços, arrumamos tudo, sabe? E o que não dá para vender, mandamos para asilos, orfanatos", explica dona Ilse.

Com uma década de serviço voluntário na associação, Albertina Martins, a nova presidente recentemente eleita, expressou sua gratidão pela oportunidade de contribuir. "O trabalho é muito gratificante. Poderíamos apenas contribuir com recursos financeiros e ficar em casa. No entanto, dedicamos nossas tardes trabalhando aqui, duas vezes por semana. E no final do mês, durante o brechó, ficamos três dias. É um trabalho de formiguinha, onde cada uma colabora. Me sinto extremamente feliz e agradecida por fazer parte deste grupo", afirmou.

40 ano voluntárias MCD

Mais informações para a imprensa:
Silvestre Aguiar
Assessoria de Comunicação
Secretaria de Estado da Saúde
(48) 99134-4078
imprensa@saude.sc.gov.br