icone facebookicone twittericone instagram

“A vacina que está aqui em Santa Catarina, precisa sair da rede de frio e ir para o braço daquele que tem direito de receber”, esta foi a declaração feita pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, na manhã desta terça-feira, 16, na Assembleia Legislativa. Durante a reunião da Comissão de Saúde, a secretária apelou a todos para a importância da vacinação.

52810419844 a90578a022 c

“Assim como a dengue no país como um todo iniciou em janeiro e não em abril como no ano passado, muito em função das alterações climáticas, com temperaturas altas nos últimos doze meses e com muita chuva, as doenças respiratórias também chegaram antes. Então, nosso grande apelo é que a população que está elencada como público-alvo compareça na sala de vacina e faça a vacina da gripe”, reforçou Carmen Zanotto.

A vacina contra a gripe está disponível para a população-alvo desde o dia 18 de março, nos 295 municípios do Estado, no entanto, mesmo com o “Dia D” de vacinação que ocorreu no último sábado (13), apenas 20,7% das doses disponíveis foram aplicadas. Carmen Zanotto explicou que o público-alvo obedece critérios técnicos de maior vulnerabilidade. “Esse é o público que mais adoece e que mais vai a óbito. São as nossas crianças, os nossos idosos e as pessoas com comorbidade então, precisamos lembrar que esse público-alvo foi definido por critérios técnicos”, afirma.

A secretária ainda destacou que o foco é seguir imunizando o grupo já elencado, no entanto, caso a vacinação não evolua nos índices ao longo do mês, será realizada como conversa com o Ministério da Saúde (MS), assim como feito para a dengue que ampliou para crianças até os 14 anos. No caso da gripe, será também alinhado para qual grupo a ampliação poderia ocorrer. “Não dá pra gente só romper o critério técnico, temos que insistir e buscar imunizar toda essa população que já tem a possibilidade de se vacinar. A gente precisa ampliar essa cobertura vacinal, eu não tenho a menor dúvida que esse é o trabalho intenso que nós temos que seguir realizando junto aos 295 municípios do Estado”, complementou Carmen Zanotto.

A Campanha de Vacinação contra a gripe segue até o dia 31 de maio em todo o estado para a população dos grupos prioritários. Importante destacar que quanto antes a vacina for aplicada, antes a pessoa estará protegida da doença. 

Os grupos prioritários da Campanha de Vacinação contra a gripe são:

* Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);

* Trabalhadores da saúde;

* Gestantes e puérperas (mães até 45 após o parto);

* Professores do ensino básico e superior;

* Povos indígenas e quilombolas;

* Idosos com 60 anos ou mais de idade;

* Pessoas em situação de rua;

* Profissionais das Forças de Segurança e Salvamento;

* Profissionais das Forças Armadas;

* Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade;

* Pessoas com deficiência permanente;

* Caminhoneiros;

* Trabalhadores de transporte coletivo rodoviário para passageiros urbanos e de longo curso;

* Trabalhadores Portuários;

* População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas.