O Hospital Azambuja, de Brusque, realizou um procedimento inédito em sua unidade de Hemodinâmica no mês de abril. O tratamento foi feito em uma paciente que apresentava aneurisma de aorta paravisceral sintomático, uma condição de ameaça à vida que exigia intervenção imediata. Esse procedimento foi possível por meio da atuação do Governo do Estado para ampliação das cirurgias cardiológicas pelo SUS no hospital, desde abril de 2023.

azambuja

“O Hospital Azambuja tem grande importância para região. Desde o início da gestão vimos o potencial da unidade na realização dos procedimentos cardiológicos e mobilizamos a nossa equipe técnica da Secretaria de Estado da Saúde para a habilitação. Este é nosso compromisso, fazer com que a população tenha acesso aos serviços de saúde nas suas regiões, sem precisar de deslocamentos. E a direção do Hospital está comprometida com esse propósito”, afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Conforme o médico responsável, cirurgião vascular Dr. Bernardo Ristow e sua equipe, composta pelo Dr. Carlos Ristow e Dra. Raquel Catto, foi necessário personalizar uma prótese para garantir a irrigação dos órgãos abdominais (rins, fígado, estômago e intestino). "Este procedimento de alta complexidade só era realizado em grandes centros como Florianópolis, Blumenau e Joinville e atualmente pode ser realizado com segurança pela equipe de cirurgia vascular do Hospital Azambuja”, enfatiza Dr. Bernardo.

Sobre a singularidade desse procedimento e sua indicação, o médico ressalta que é, de fato, uma novidade na Hemodinâmica do Hospital Azambuja. Além disso, destaca que o procedimento é indicado para casos especialmente selecionados, em virtude da extrema complexidade e delicadeza do mesmo.

Foram necessárias cerca de 10 horas para concluir o procedimento. Quanto à recuperação, o médico afirma que após a cirurgia a paciente foi transferida para a UTI, onde recebeu monitoramento constante. "O pós-operatório envolveu cuidados intensivos, mas felizmente não houve intercorrências significativas", ressalta.

O gestor hospitalar, Gilberto Bastiani, expressa sua satisfação com o sucesso do procedimento e aproveita para agradecer à Secretaria de Estado da Saúde pelo apoio contínuo. "Estamos extremamente gratos pela parceria e suporte da Secretaria de Estado da Saúde, que foi fundamental para alcançarmos a habilitação para realizarmos procedimentos como este no nosso hospital, aos pacientes do Sistema Único de Saúde. Uma habilitação que ocorreu ainda no ano passado, primeiro de forma estadual, pelo voto de confiança e seriedade do Governo do Estado e da Secretaria de Saúde para com o trabalho que aqui realizamos, e mais recentemente este ano, o reconhecimento e habilitação junto ao Ministério da Saúde como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular. São conquistas importantes para toda a população de Brusque e região", destaca.

Segundo Bastiani, esta habilitação é um reconhecimento do compromisso do Azambuja em oferecer tratamentos de alta qualidade e ampliar o acesso à saúde cardiovascular para a população. O gestor também elogia a dedicação e competência das equipes e profissionais do hospital, destacando o orgulho da instituição em proporcionar segurança e bem-estar aos pacientes. "Poder trazer segurança e qualidade aos pacientes é a nossa maior motivação e responsabilidade", conclui Bastiani.