icone facebookicone twittericone instagram

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG), de Florianópolis, implanta a Sala Vermelha na Emergência. O espaço é especialmente designado para o atendimento de casos de emergência e urgência médica pediátrica. Com o novo serviço, em funcionamento desde o dia 1º de maio, já foi observada maior celeridade dos atendimentos, diminuindo o tempo de espera pelos pacientes na Emergência.

sala vermelha HIJG capa

Foto: Robson Valverde Ascom/SES/SC

“Na Sala Vermelha temos um pediatra, juntamente com os residentes, que são os responsáveis tanto pelos pacientes com maior gravidade como aqueles que necessitam de atenção redobrada e ainda os que chegam de ambulância. Com isso, os atendimentos estão sendo otimizados, as internações e as altas estão mais ágeis, melhorando não só a qualidade do atendimento como também a humanização do serviço prestado”, explica a diretora do hospital, Tatiana Titericz. 

A instituição da Sala Vermelha foi possível após a contratação de novos médicos pediatras para o HIJG, que se deu por meio de processo seletivo da Secretaria de Estado da Saúde (SES). 

Além disso, três pediatras e três residentes estão responsáveis pelos atendimentos dos pacientes de menor gravidade, conforme classificação de risco, na Emergência.

“Desde a implantação da Sala Vermelha já foi possível identificar uma melhora de 50% no tempo de espera dos pacientes, tornando o atendimento mais eficiente. Essa estruturação no fluxo da Emergência somado à sala de espera que está sendo ampliada, teremos um atendimento ainda mais humanizado e acolhedor para as crianças e suas famílias”, conclui a diretora do HIJG.

"Estamos investindo constantemente nos nossos hospitais, melhorando a estrutura física e o acolhimento aos pacientes. No Hospital Infantil inauguramos a ala da psiquiatria e ampliamos os leitos de enfermaria. Ainda este mês vamos inaugurar a sala de espera. É uma determinação do Governador Jorginho Mello melhorarmos a infraestrutura das unidades hospitalares e ampliarmos os serviços", ressalta a Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Os dados do painel da SES apontam que, no mês de abril, o Hospital Infantil Joana de Gusmão realizou 7.416 atendimentos somente na emergência, com grande incremento devido às doenças respiratórias. Cerca de  70% das internações na UTI do hospital são decorrentes dessas patologias.