icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 2 de junho de 2017

O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) realiza de 5 a 9 de Junho, das 11h às 12h, no auditório do Centro de Estudos da unidade, em Florianópolis, a 1ª Semana Comemorativa ao Dia Nacional do Teste do Pezinho. O evento é aberto ao público, podendo participar estudantes e profissionais de qualquer área e todos que tiverem interesse no assunto.

O Dia Nacional do Teste do Pezinho (Triagem Neonatal) é lembrado no dia 6 de Junho. O exame é muito importante para todos os recém-nascidos, pois permite identificar bebês com alta probabilidade de apresentar algumas doenças metabólicas, genéticas e/ou infecciosas que podem causar sérios danos à saúde e sequelas por toda a vida. O teste deve ser realizado preferencialmente no 3º dia de vida do bebê, porém pode ser feito entre o 3º e o 5º dia,  além de ser obrigatório por lei, e sua coleta está disponível em todos os municípios brasileiros, sendo gratuito no Sistema Único de Saúde (SUS).

Desde a criação do Programa Nacional de Triagem Neonatal, em 2001, o Hospital Infantil Joana de Gusmão é referência para o atendimento e acompanhamento desses pacientes. O programa prevê a realização dos exames preconizados em sua Fase 4: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, anemia falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, deficiência da biotinidase e hiperplasia adrenal congênita.

Programação

Segunda-feira, 05/06, das 11h às 12h

  • Histórico do Teste do Pezinho em Santa Catarina (Palestrante: Drª Marilza Leal Nascimento)

Terça-feira, 06/06, das 11h às 12h

  • Fibrose Cística (Palestrante: Dr Norberto Ludwig e equipe)

Quarta-feira, 07/06, das 11h às 12h

  • Hipotireodismo Congênito e Hiperplasia Congênita das Supra-renais (Palestrante: Dr Paulo Cesar Alves da Silva)

Quinta-feira, 08/06, das 11h às 12h

  • Hemoglobinopatias (Palestrante: Drª Denise B. da Silva)

  • Deficiência na Atividade da Biotinidase (Palestrante: Drª Francisca Lígia C. Carvalho)

Sexta-feira, 09/06, das 11h às 12h

  • Fenilcetonúria Clássica e outras Hiperfenilalaninemias (Palestrante: Drª Gisele Rozone De Luca e equipe)