O projeto da nova sede do Instituto de Cardiologia (IC),  sob fiscalização da  Gerência de Obras e Manutenção (Geoma) da Secretaria de Estado da Saúde (SES), é finalista na edição 2018 do Prêmio BIM da Administração Pública. O método inglês Building lnformation Modeling (BIM)  realiza o planejamento integrado que abrange todo o ciclo de vida de uma edificação, contribuindo para o aumento da transparência nas obras públicas. O projeto está inscrito na Categoria Contratante, comprovando ganhos de produtividade, na qualidade e na redução de custos.

Santa Catarina concorre com outros dois projetos elaborados pelo governo de São Paulo. O primeiro lugar será conhecido no dia 7 de Novembro, no Salão Nobre da Câmara dos Deputados. A Frente Parlamentar do BIM, com o apoio da Câmara dos Deputados, criou a premiação por entender que o país precisa ser mais eficiente, reduzir custos, garantir segurança e sustentabilidade quando se trata de construção civil.

Conforme a engenheira da SES, Ana Emilia Margotti, o destaque do projeto finalista é o contrato pioneiro no Estado de Santa Catarina no que se refere ao BIM. “É um empreendimento complexo, da área hospitalar e que, apesar dos recursos escassos, a SES se esforçou no desenvolvimento por meio de fiscalização por parte dos servidores efetivos”, ressalta.

Para o desenvolvimento deste projeto, foram contratados 25 serviços técnicos, destacando-se: Projeto Arquitetônico Executivo, Projetos de Engenharia, Luminotécnico, Atenuação Acústica, Comunicação e Sinalização Universal, todos desenvolvidos em BIM e fiscalizados pela Geoma.

Instituto de Cardiologia

O Instituto de Cardiologia foi fundado em 19 de Abril de 1963, está instalado anexo ao Hospital Regional de São José. O IC é referência estadual em alta complexidade cardiovascular,  implante de marcapasso e cardiodesfibrilador, medicina nuclear, reabilitação cardíaca, entre outros. “Tivemos avanços importantes neste ano na instituição com a ativação do segundo aparelho de hemodinâmica. Todos os esforços estão sendo feitos pela SES e esperamos em breve a autorização do governo para a licitação da obra, que é o maior sonho de todos os que lutam pelo IC”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Acélio Casagrande.

O diretor do IC, Jamil Schneider, lembra que a elaboração do projeto começou há três anos. “O terreno, ao lado do Hospital Regional de São José, já pertence ao Governo do Estado. Nesta fase de finalização do projeto serão levantados os custos da obra. Acompanhamos o desenvolvimento desde o início junto aos servidores da SES e estamos animados com este reconhecimento pela utilização do método BIM”, comenta Schneider.

Empreendimento

A área total do empreendimento projetado é de 38.664,56 metros quadrados, num terreno de 26. 230,81 metros quadrados. A edificação é composta por dois blocos, sendo o primeiro a área hospitalar e o segundo o bloco garagem. O bloco hospitalar possui dois subsolos e 12 pavimentos. No pavimento térreo encontra-se o Pronto Atendimento, no 1º pavimento ficará o ambulatório hospitalar, com 20 consultórios, dois consultórios para atendimento em psicologia e assistência social e um consultório odontológico, além da completa Unidade de Imagem e Medicina Nuclear.

No 2º pavimento está projetado o Centro Cirúrgico e Hemodinâmica, com oito salas de cirurgia e três salas de hemodinâmica. O 3º pavimento é destinado principalmente à àrea técnica, sendo que a Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) está localizada no 4º pavimento, com capacidade para 40 leitos. A Unidade de Internação ocupará o 5º, 6º e 7º pavimento, com 144 leitos. O setor administrativo está localizado no 8º andar do empreendimento e, do 9º ao 12º andar, ficarão áreas técnicas, a cobertura e o heliponto.

O bloco garagem é composto por três patamares de estacionamento e uma praça pública de acesso, aberta à comunidade, que contou com projeto de paisagismo e iluminação. O acesso principal do hospital é por este setor. Também conta com um auditório  de 118 lugares, com a sede do voluntariado do hospital, além de uma capela. Este bloco abriga também o pátio de serviços do hospital, que conta com os depósitos de resíduos, garagem das ambulâncias e uma área de apoio aos serviços terceirizados da edificação.

O bloco hospitalar e o bloco garagem se conectam através de uma passarela, projetada de forma a preservar a vegetação existente. Esta passarela conta com dois níveis, sendo o inferior coberto e o superior descoberto, que além de servir como ligação ao bloco do hospital, contará com espaços de estar e apreciação da natureza.

Engenheiras.jpg

Foto: Robson Valverde