A Regional de Saúde da Serra Catarinense, em parceria com os 18 municípios que a integram, o Consórcio Intermunicipal de Saúde (CIS) da Região da Amures e a Comissão Intergestores Regionais (CIR), iniciou no último sábado, 6, uma grande mobilização para transferências de pacientes com e sem a Covid-19 que necessitam de leitos clínicos hospitalares. No final de semana foram realizadas aproximadamente 30 transferências entre unidades de saúde da região.

“Havíamos identificado um volume alto de transferências, sejam elas intra-hospitalares ou dos centros de triagem e da UPA para os internamentos. Temos um centro de triagem regional que fica sob a gestão do município de Lages, mas envolve os 18 municípios da Serra catarinense. Como eles também estavam com bastante dificuldade, nós fizemos uma proposta de transporte microrregional com o apoio dos gestores dos municípios”, conta a supervisora Regional da Saúde de Lages, Daniela Rosa de Oliveira.

Após organizarem escalas, os municípios mobilizaram ambulâncias, motoristas e equipes de enfermagem. “O sentimento que define nosso trabalho de hoje é gratidão. Acabamos de chegar aqui em Lages, onde fizemos duas transferências. Para Otacílio Costa, com a transferência de uma senhora e um rapaz. Agora, acabamos de chegar de São Joaquim com dois rapazes”, contou a enfermeira Jubiele Finger.

O técnico de enfermagem Carlos Antunes de Melo Pinto fez um alerta à população: “Pedimos que se cuidem porque antes eram pessoas de mais idade. Hoje já não tem mais idade para a doença. Infelizmente chegamos aqui e vimos cenas lamentáveis de pessoas mais novas, abaixo de 30 anos de idade. Nos deixa triste de ver essa realidade. Vamos nos cuidar, é momento de muita cautela”. A ambulância foi guiada pelo motorista Robson Ribeiro dos Santos.

Os veículos ficam estacionados no Centro de Triagem Regional de Lages dando suporte, transportando pacientes para as Unidades de Pronto Atendimentos (UPAs), se necessário, ou auxiliando os hospitais de Lages que precisam ser transferidos para as unidades de São Joaquim, Otacílio Costa, Anita Garibaldi e Bom Retiro, que nesse momento possuem leitos de retaguarda para pacientes com ou sem covid-19 .

A Serra Catarinense tem um histórico de ações de mobilização, de ajuda mútua e de projetos de muito engajamento, afirma a supervisora Daniela de Oliveira: “Diante disso, percebemos o quanto esses profissionais se sentiram importantes, mesmo com suas dificuldades, também enfrentadas nos seus municípios, de fazer essas transferências, e orgulhosos disso.” As transferências já foram realizadas entre os 18 municípios.

Mais informações para a imprensa:
Gabriela Ressel
Secretaria de Estado da Saúde - SES