Como resultado da implantação do Centro Integrado de Operações para o enfrentamento contra a Covid-19 no Oeste de Santa Catarina, a região já vem notando uma diminuição no número de casos ativos, na fila de espera por UTI e recentemente estabilizou a fila de espera por leitos clínicos na região, conseguindo zerá-la. Apesar do número elevado de casos, a melhora já é evidente em algumas áreas. A Matriz de Avaliação de Risco na semana passada já indicava uma redução considerável no índice de transmissibilidade.

“Dia 13 havia 104 pessoas na fila, esperando por um leito de UTI ou por uma transferência. Hoje, esse número reduziu para 67. Da mesma forma, desde o início do ano, o Estado já ativou 80 novos leitos de UTI. Eram 66 em janeiro. Atualmente, 146”, destacou o Secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro. O Hospital Regional São Paulo de Xanxerê, além disso, ativará mais dez leitos de UTI nesta semana.
 29

O Grupo de Trabalho, que se reuniu nesta quinta, mostrou também que houve um aumento de 164 leitos clínicos, desde a criação do Centro Integrado. Eram 183, antes; hoje, 347. A Macrorregião Oeste abrange 78 municípios e conta com 146 leitos UTI-Covid, sendo 90 em Chapecó, 25 em São Miguel do Oeste, 20 no Hospital São Paulo de Xanxerê e 11 no Hospital São José de Maravilha.

O Secretário de Estado afirmou nesta semana que apesar de um avanço, a Secretaria e o Centro permanecem atentos e se reunindo constantemente para a análise dos resultados.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES