Com o objetivo de mobilizar os serviços de saúde para dar andamentos na realização das cirurgias eletivas, principalmente nos procedimentos oncológicos, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, cumpre agenda em Joinville nesta quinta-feira, 9. O roteiro iniciou na Gerência Regional da Saúde e, no período da tarde, a visita foi ao Hospital Bethesda e Hospital Municipal São José.

WhatsApp Image 2023-03-09 at 10.35.49.jpeg

Na Gerência Regional de Saúde foram discutidas as ações e metas do Plano Estadual de Cirurgias Eletivas. Foi exposto a necessidade de realizar cirurgia segura, de qualidade, e com desfecho clínico positivo para os pacientes dentro da realidade da macrorregião de saúde do Planalto Norte e Nordeste, que compreende 1,5 milhão de habitantes, em 26 municípios. Aliado a isso, foi destacada a importância de desenvolver ações de promoção à saúde, reestruturação da atenção primária com estratégias na prevenção, controle das doenças de diabetes e hipertensão, foco na saúde da mulher para entregar pré-natal de qualidade e evitar o nascimento de bebês prematuros e com baixo peso.

“Estamos trabalhando com a SES e comprometidos em realizar os procedimentos cirúrgicos. Na fila cirúrgica oncológica, estratégias foram elaboradas para que de fato sejam realizadas. Planos de trabalhos estão sendo construídos junto com os serviços de saúde, secretarias municipais de saúde que tem o acesso aos pacientes, superando os desafios dos últimos anos”, explica a gerente Graziela Vieira de Alcantara.

No Hospital São José, a secretária participou de ato junto ao Governador Jorginho Mello. Foi anunciado que o governo do Estado irá assumir a responsabilidade de pagar 20% do custo do Hospital, cuja estrutura é municipal mas que atua também como uma unidade de referência para toda a região Norte de Santa Catarina. O percentual representa algo em torno de R$ 4 milhões.

52737037980_115fc66d99_k.jpg

Outro anúncio realizado foi a aquisição da Casa de Apoio da Maternidade Darcy Vargas. “Nossa maternidade Darcy Vargas tem uma casa de apoio. O governador Jorginho Mello vinha negociando com a Infraero a compra do imóvel e, com um investimento de R$ 945 mil, essa casa passa a ser patrimônio do Estado. Uma casa preparada e à disposição para atender as mães de Joinville e as mães de toda a região”, explicou a secretária Carmen Zanotto.

A agenda encerrou no Hospital Bethesda, onde foi realizada reunião com a diretoria da unidade sobre o compromisso da realização das cirurgias eletivas contratualizadas.