Ao longo do dia, a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto participou de reuniões e realizou visitas a unidades hospitalares em Jaraguá do Sul e Gaspar, além de palestrar nas Conferências Municipais de Saúde.

Pela manhã, a secretária esteve em reunião com a diretoria do Hospital Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Gaspar. A unidade está readequando o seu convênio junto à Política Hospitalar Catarinense (PHC), o que possibilitará uma ampliação das cirurgias realizadas.

"Este é um trabalho que estamos realizando constantemente, buscando as unidades hospitlares para ampliação das cirugias eletivas, o que possibilita também, que os pacientes tenham acesso aos procedimentos mais próximo de sua residência", afirma a secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto.

Entre os meses de janeiro e março, foram realizadas 296 cirurgias eletivas no Hospital, nas especialidades de ortopedia, ginecologia e cirurgia geral. Segundo o administrador da unidade, Alan Vieira, o objetivo realizar 200 cirurgias ao mês a partir de abril o que possibilitará zerar a fila de cirurgias do município de Gaspar de pacientes que tenham dado entrada desde 2019.

“A gente vê que o tratamento do paciente ao longo do tempo, quanto mais demora acaba tendo um agravo do quadro clínico então o nosso intuito é dar vazão as filas e amenizar aí a dor no tempo de espera do paciente”, explica o administrador do Hospital, Alan.

Conferências Estaduais de Saúde

A secretária palestrou, nos dois municípios, das Conferências Municipais de Saúde, que precedem as Conferências Nacionais e Estaduais. Em 2023 o tema é “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A partir dos debates que serão estruturas nas três esferas, serão formadas as diretrizes que devem ser incorporadas na elaboração dos Planos Plurianuais de Saúde, Nacional, Estaduais e do Distrito Federal (2024-2027), os Planos de Saúde Nacional, Estaduais e do Distrito Federal (2024-2027), e revisão dos Planos Municipais de Saúde, elaborados para os anos de 2022 a 2025.

Reunião com os secretários de saúde da AMVALI

Com o intuito de promover uma aproximação ainda maior da SES para com os municípios na pauta da saúde, Carmen Zanotto se reuniu com os secretários Municipais de Saúde de São João do Itaperiu, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Massaranduba e Schroeder que fazem parte da Associação dos Municípios do Vale do Itajaí (AMVALI).

Foram discutidas as demandas da região com a possibilidade da criação da Central de Regulação de Leitos para a 17ª Regional de Saúde, bem como a ampliação dos serviços de ortopedia de grande complexidade.