icone facebookicone twittericone instagram

                                                                                                                                                                             Florianópolis, 1 de fevereiro de 2016.

No Verão, época em que o Litoral catarinense é visitado por turistas de todo o país e até do exterior, é muito comum os veranistas permanecerem longos períodos do dia na praia e se alimentarem de produtos comercializados por ambulantes. Por isso, a Vigilância Sanitária de Santa Catarina alerta para que sejam tomadas algumas precauções a fim de evitar infecções e doenças.

Infelizmente, muitos ambulantes não estão habilitados nem autorizados a manipular e vender alimentos?,  informa a diretora da Vigilância Sanitária Estadual, Raquel Ribeiro Bittencourt. A Vigilância Sanitária é o órgão competente para verificar as condições de elaboração dos produtos em local adequado, dentro dos requisitos aceitáveis de higiene e limpeza e tem o objetivo de coibir que ambulantes não-licenciados produzam alimentos em precárias condições de higiene que possam conter microorganismos contaminantes e potencialmente patogênicos e causem riscos à saúde do consumidor.

Na hora de comprar alimentos, sempre que possível, é importante que o consumidor se assegure de que os vendedores ambulantes estejam autorizados pela Vigilância Sanitária local,  o que os torna preparados para produção e comercialização de produtor de forma segura. Na hora de comprar alimentos na praia é fundamental observar detalhes como higiene das vestimentas do manipulador, acondicionamento, temperatura e validade dos alimentos comercializados.

No caso dos veranistas optarem por levar o alimento de casa, a Vigilância Sanitária orienta para que dêem preferências a frutas, alimentos secos como grãos, biscoitos ou industrializados que possam ser mantidos em temperatura ambiente. Os sanduíches naturais ou alimentos que possuem proteína animal, como embutidos, carnes, leite e derivados, são muito propensos ao crescimento de bactérias, especialmente nas condições favoráveis da praia, com muito calor e umidade, podendo ocasionar surtos de intoxicação alimentar. Ainda que mantidos em sacolas ou caixas térmicas, as baixas temperaturas dessas embalagens são mantidas por muito pouco tempo. Sendo assim, os alimentos devem ser consumidos o quanto antes.

Caso tenha conhecimento de qualquer irregularidade no comércio ambulante de alimentos, a população pode fazer uma denúncia à Vigilância Sanitária local. No caso de Florianópolis, a denúncia pode ser feita na Ouvidoria da Secretaria de Serviços Públicos pelos telefones (48) 3251-4939 ou (48) 3251-4971.