Balneário Piçarras, 19 de junho de 2017

Balneário Piçarras apresenta projeto municipal “Academia da Saúde” para técnicos do Ministério da Saúde (MS) e da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) na última segunda-feira, 12. A Secretaria de Estado da Saúde apontou o projeto do município como uma experiência de sucesso em Santa Catarina e os profissionais das áreas técnicas vieram conhecer.

Junto do secretário de Saúde, Vinício José dos Santos, e da coordenadora da Academia da Saúde, Talita Vieira de Souza, a comitiva visitou a Academia da Saúde Central e a Academia da Saúde do bairro Itacolomi – local onde também é realizado o projeto Farmácia Natural. “Ficamos impressionadas com a estrutura de serviços e a participação popular. Esse projeto é um exemplo a ser seguido no Brasil. Exemplo de município que coloca a teoria em prática”, destacou a analista de Políticas Sociais do MS, Gisele Rodrigues de Sá.

Após as visitas o grupo se reuniu na Secretaria de Saúde com a equipe da Atenção Básica. “É muito bom ver que existe essa articulação de ações junto a Atenção Básica”, parabenizou Gisele. Os técnicos do UFSC adiantaram que o projeto de Balneário Piçarras vai se tornar exemplo em um dos cursos de Ensino a Distância (EAD), online – práticas em que o Estado apresenta bons projeto em busca de incentivar outros municípios a copiarem.

Para a coordenadora do projeto em Balneário Piçarras, a visita foi gratificante e revela que as ações municipais estão caminhando ao encontro de uma melhor qualidade de vida. “Estamos muito felizes com esse reconhecimento, que é um estímulo à continuidade e ampliação do trabalho”, resumiu Talita.

Hoje, na Academia da Saúde do Centro, nove atividades são oferecidas gratuitamente a comunidade. “Todas elas coordenadas por profissionais qualificados, que valorizam a importância desse projeto em Balneário Piçarras. Convidamos a população a conhecer”, encerrou o secretário, Vinício. Ginástica global, Lian Gong, Grupo Oficina do Movimento, Karatê, Pilates, Yoga, Capoeira, Zumba e Grupo Coluna. Para participar, basta procurar a Academia, na Avenida Getúlio Vargas, 299, e fazer a inscrição.

Foto: Diretoria de Comunicação de Balneário Piçarras