Criciúma, 19 de junho de 2017

Na próxima terça e quarta-feira, 20 e 21, técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES) apresentarão para gestores, prestadores de serviços e técnicos envolvidos no processo regulatório da Macrorregião do Sul, as ações estruturantes da Política Estadual de Regulação que visam à efetivação da Lei Estadual nº 17.066, de 11 de Janeiro de 2017, que dispõe sobre a publicação das filas de espera do Sistema Único de Saúde (SUS) na Internet. O encontro será realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC).

A superintendente de Serviços Especializados e Regulação, Karin Geller, informa que os técnicos da SES capacitarão, elucidarão dúvidas e garantirão a transparência das ações regulatórias para a sociedade. Todo esse processo tem o apoio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (Cosems/SC) e a participação efetiva do Ministério Público.

O gerente da Central Estadual de Regulação de Internações Hospitalares, Arion Godoi, enfatiza que será exposta uma nova dinâmica na regulação das internações hospitalares, com a utilização do Sistema de Regulação (Sisreg), no módulo hospitalar para a gestão das filas de Cirurgias Eletivas.

A diretora de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS, Claudia de Araujo Gonsalves, diz que este evento será replicado em todas as macrorregiões do Estado. “Na Macrorregião da Foz do Rio Itajaí já foi realizada a ação nos dias 31 de Maio e 1º de Junho. Obtivemos participação efetiva de todos os municípios e hospitais da região”, destaca Cláudia.

Decka Cortese, gerente dos Complexos Reguladores, acredita que no Sul também será possível fortalecer os processos de trabalho em todos os municípios e hospitais. “Estimamos que sejam capacitados mais de 180 profissionais somente nesta macrorregião”, estima Decka.

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Vicente Caropreso, estas ações produzirão mais transparência das filas do Sistema Único de Saúde (SUS). “Além disso, haverá maior capacidade regulatória e fiscalizatória, otimização dos recursos, fortalecimento do processo de regionalização e reafirmação do compromisso de todas as esferas com as diretrizes e os princípios do SUS”, acredita o secretário.