icone facebookicone twittericone instagram

Florianópolis, 26 de Setembro de 2017

O Centro de Informações Toxicológicas de Santa Catarina (CIT/SC) passa a se chamar Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC). A mudança se deve ao cumprimento da Portaria n. 1.678/MS/2015, de 2 de Outubro de 2015, que institui os CIATox como estabelecimentos de saúde integrantes da Linha de Cuidado ao Trauma, da Rede de Atenção às Urgências e Emergências no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Além de Santa Catarina, atualmente, existem mais 29 centros de informações toxicológicas distribuídos no Brasil. Os CIATox receberão o incentivo financeiro de R$ 10 mil por mês como forma de apoio a manutenção dos centros.

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) é uma unidade pública de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica, especializada em prover informações para o diagnóstico e tratamento de intoxicações e envenenamentos. Mantém um serviço de plantão 24 horas para informações específicas em caráter de urgência aos profissionais de saúde, principalmente médicos da rede hospitalar e ambulatorial. Além disso, possui caráter educativo/preventivo à população em geral, diretamente ou por meio de ligação gratuita pelo telefone 0800 643 5252.