icone facebookicone twittericone instagram


O Telessaúde SC começa mais um ano de educação permanente aos profissionais de saúde que atuam na atenção básica de todo o Brasil. O lançamento da vez é o curso Abordagem da hanseníase na Atenção Básica à Saúde.

Esse curso apresenta a hanseníase, que é uma doença crônica, infecciosa e transmissível, cujo agente etiológico é o Mycobacterium leprae, que pode atingir peles e nervos periféricos. O curso chama a atenção para os riscos da demora no diagnóstico e do início do tratamento da doença, que pode causar sérias incapacidades físicas (IF), levando ao comprometimento definitivo da qualidade de vida dos pacientes acometidos. Nesse contexto, a Atenção Básica à Saúde (ABS) tem um importante papel para o diagnóstico precoce, tratamento da doença e prevenção das IF.

O minicurso tem o objetivo de capacitar os profissionais de nível superior que atuam na ABS para o desenvolvimento de ações básicas para a prevenção de IF causadas pela hanseníase. A carga horária do curso é 30h e, por ser a distância e on-line, o usuário monta a sua própria rotina de estudos de acordo com a sua disponibilidade, dentro do prazo de conclusão. Ao final, recebe certificado emitido pela Universidade Federal de Santa Catarina.

As inscrições para o curso abrem no dia 28 de janeiro, a partir da 8h. Para se inscrever é necessário ter cadastro ativo no Telessaúde SC. Ainda não utiliza os serviços? Preencha este formulário com os seus dados e passe a fazer da plataforma e ferramenta de educação permanente e apoio assistencial. Após as informações serem conferidas pela equipe de cadastro, o usuário receberá por e-mail um login e uma senha. Com eles, poderá acessar o ambiente restrito da plataforma e o Moodle, onde realizará a autoinscrição e o curso.

E esta é apenas a primeira de muitas novidades que estão programadas para os próximos meses. Dúvidas? Entre em contato através do telefone 48 3271 4448 ou do e-mail telessaudesc@gmail.com.