A Maternidade Darcy Vargas (MDV), de Joinville, está participando do projeto Palhaçoterapia para motivar os servidores. As ações começaram em 2019 e a primeira turma de “palhaços” já atuou junto aos mais diversos setores da unidade, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES).

WhatsApp Image 2019-09-17 at 22.21.05.jpeg

Foto: Divulgação

Elevar a motivação dos colaboradores e melhorar a integração eram dois grandes desafios para a nova direção da maternidade. No início do ano, a servidora Carla Gisele Vaichulonis teve a ideia de criar um grupo e participar do projeto de Extensão Palhaçoteria, realizado pela Universidade da Região de Joinville (Univille).
Inicialmente, a Palhaçoterapia é uma proposta voltada para que os profissionais da área da saúde atuem trazendo alegria e descontração aos pacientes internados. Acadêmicos de medicina, fisioterapia, farmácia da Univille realizam as capacitações por um ano e visitam diversos hospitais.
Segundo a diretora da MDV, Vera Lúcia Freitas, prontamente a ideia do projeto foi aceita para melhorar o ambiente interno e trazer alegria para a equipe da unidade. “Mas a nossa proposta é diferente. O grupo de palhaços é voltado exclusivamente aos profissionais que trabalham aqui. São servidores que se interessaram pelo curso e atuam junto aos setores da unidade para trazer alegria, descontração e elevar a autoestima de todos. Com isso, temos a oportunidade de integrar todas as alas, motivando a nossa equipe”, explica a diretora.
Seis funcionários da MDV realizam os encontros semanais de capacitação do Palhaçoterapia desde o mês de março e já há novos interessados em participar. “Num primeiro momento, identificamos quem tinha perfil para atuar como palhaço. Agora outros servidores estão interessados e esperamos poder prosseguir com o projeto”, afirma Carla Gisele. “O treinamento faz a pessoa crescer e se confrontar. É um trabalho com psicólogos que ajuda a pessoa a se conhecer e se curar, para que ela possa transmitir boas energias e cura a outros”. O objetivo é que os servidores atuem como palhaços uma vez ao mês, nos três turnos de trabalho da maternidade.

WhatsApp Image 2019-09-17 at 22.20.42.jpeg

Foto: Divulgação

Sobre a Palhaçoterapia

O Palhaçoterapia, que completou 13 anos, é um projeto de extensão da Universidade da Região de Joinville (Univille). Tem o objetivo de resgatar na formação dos estudantes a preocupação com os aspectos humanísticos no cuidado à saúde.
Utiliza-se da técnica do clown (palhaço), figura que representa o aspecto puro e ingênuo da personalidade e que percebe o ser humano de forma semelhante ao poeta. Após um período de preparação, que inclui conhecimentos em psicologia, aulas de teatro e técnica clown, os grupos visitam semanalmente hospitais de Joinville.