icone facebookicone twittericone instagram

A campanha do Outubro Rosa 2019 em Santa Catarina terá o tema "Câncer de mama: juntos, sem medo". A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria da Atenção Primária à Saúde (DAPS) e da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), organizou ações para fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama para desconstruir o medo da doença.

 22o SITE.jpg

Foto: Divulgação SES

O tema proposto pelo Instituto Nacional de Câncer (INCA) este ano vem ao anseio de falar abertamente sobre o câncer, esclarecendo mitos e verdades para que, assim, aumente o conhecimento da população e diminua o temor associado à doença. Um em cada três casos de câncer pode ser curado se descoberto no início. Por medo ou desinformação, pessoas evitam o assunto e acabam atrasando o diagnóstico.

De acordo com Maria Simone Pan, diretora de Atenção Primária à Saúde da SES, o objetivo neste mês é compartilhar informações, promover conscientização sobre a doença, proporcionando maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, além de contribuir para redução da mortalidade do câncer de mama. “O tema do Outubro Rosa este ano traz a importância de estarmos juntos e nos fortalecer, enquanto serviço de saúde, profissionais, familiares e pacientes para enfrentamento das dificuldades dessa doença, buscando uma vida melhor. Desta forma queremos sensibilizar os trabalhadores de saúde para a prática de ações alusivas a prevençãoa e detecção do câncer de mama em seus estágios mais inciais”, explica.

Aliado a isso, no mês de outubro serão intensificadas ações para combater outras doenças, como a sífilis congênita. A doença é o resultado da falha do diagnóstico, tratamento e seguimento da sífilis adquirida e/ou gestacional. O dia 19 de outubro foi escolhido como o dia D alusivo a Atenção à Saúde Integral da Mulher com aconselhamento e realização de testes rápidos nas unidades de saúde de cada município catarinense.

Ações da Saúde

A intensa programação em outubro envolve educação permanente de profissionais de saúde nos municípios e ações sociais. Estão confirmados eventos como um ciclo de palestras na Maternidade Carmela Dutra, em Florianópolis, para debater as formas de prevenção e tratamento do câncer de mama. Um seminário na Maternidade Darcy Vargas, em Joinville, tratará o tema “Aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia”.

A SES ainda promoverá webpalestras voltadas a profissionais de saúde sobre prevenção do câncer de mama, câncer cérvico uterino na Atenção Primária à Saúde e consulta ginecológica na adolescência e seus aspectos éticos.

Servidores da Saúde Estadual atuarão no aconselhamento e realização de testes rápidos durante o Congresso Estadual de Saúde Coletiva na Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Outubro Rosa

O movimento internacional de conscientização para o controle do câncer de mama, o Outubro Rosa foi criado na década de 90 pela Fundação Susan G. Komen for the Cure. O mês é celebrado anualmente com o objetivo de compartilhar informações e promover a conscientização sobre a doença; proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em 2018, o câncer de mama respondeu por 35% das mortes em mulheres no estado de Santa Catarina, seguido das neoplasias em brônquios e pulmões (31%), de acordo com dados divulgados pelo Informativo Epidemiológico da DIVE. O estudo mostra que ocorreu um aumento no índice de mortalidade por câncer em todas as idades. Em relação a taxa de morte prematura, apresentou um aumento de casos de 56,4 em 2018, em relação a 1998.

Programação Estadual Campanha Outubro Rosa

02/10/2019: Seminário Ápice On Maternidade Darcy Vargas: Aprimoramento e inovação no cuidado e ensino em obstetrícia e neonatologia.

03 e 04/10/2019: Aconselhamento e realização de testes rápidos durante o Congresso Estadual de Saúde Coletiva na UFSC.

04/10/2019: Webpalestra: Prevenção do câncer de mama.

09/10/2019: Webpalestra: Câncer Cérvico Uterino na Atenção Primária à Saúde.

18/10/2019: Distribuição de material informativo da Campanha Outubro Rosa e realização de testes rápidos no centro de Florianópolis.

18/10/2019: Webpalestra: A consulta ginecológica na adolescência e seus aspectos éticos.

19/10/2019: Dia “D” alusivo a atenção à saúde integral da mulher com aconselhamento e realização de testes rápidos nas unidades de saúde de cada município.

21/10/2019: Forúm de discussão: Novas orientações para o preenchimento no e-SUS AB do procedimento Consulta do Pré-Natal do Parceiro e dos testes rápidos de HIV e Sífilis no pai/parceiro.

30/10/2019: Webpalestra: Manejo e prevenção da sífilis gestacional e congênita na Atenção Primária à Saúde.