icone facebookicone twittericone instagram

Hospital infantil de Florianópolis realiza a técnica desde 2006. Paciente mais recente é uma adolescente com Síndrome de Apert.


O Hospital Infantil Joana de Gusmão (HIJG) é referência nacional, desde 2006, em Distração Osteogênica, técnica utilizada para ganho de tecido ósseo e mole em cirurgia de face. O método vem sendo utilizado por cirurgiões bucomaxilofaciais e cirurgiões plásticos craniomaxilofaciais para reconstrução de maxilares e de face.

A paciente mais recente a passar pelo procedimento é uma adolescente de 13 anos, que ficou em cirurgia das 8h às 21h na última quinta-feira, 10, e continua internada no hospital com evolução considerada excelente. A menina tem Síndrome de Apert, doença genética extremamente rara causada por uma mutação em um único gene e caracterizada por anomalia craniofacial. Foram 48 horas na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e os distratores instalados serão ativados entre cinco e sete dias, iniciando a movimentação do osso.

A cirurgia foi executada pelas equipes de Cirurgia Plástica, Neurocirurgia e Bucomaxilofacial, composta pelos médicos Luis Gustavo F. da Silva (cirurgia craniomaxilofacial), Melina Moré (neurocirurgia) e Marcos Felippe Takano Saidneuy (anestesiologia), além do cirurgião bucomaxilofacial Levy Rau. “A parceria das equipes médicas e odontológicas no HIJG está cada vez mais eficaz. Estamos orgulhosos e gratos pela oportunidade de realizar uma cirurgia de tamanha complexidade. A perseverança da família desta adolescente na busca do tratamento e por acreditar em nossas mãos deve ser lembrada”, destaca Dr. Levy.

Ainda segundo o cirurgião bucomaxilofacial, a Distração Osteogênica é o ápice no que se refere à correção de deformidade esqueletal facial, porque permite uma evolução progressiva do maxilar. “A criança está em desenvolvimento, então corrigimos osso, nervo, pele, mucosa e ligamentos”, observa.
O atendimento é via Sistema Único de Saúde (SUS) e disponível às crianças catarinenses.