icone facebookicone twittericone instagram

O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Santa Catarina (CIATox/SC) lançou, no mês de outubro, o Relatório Anual referente às atividades de 2020, destacando o atendimento ininterrupto mesmo em meio ao cenário pandêmico. O serviço, subordinado à Superintendência de Serviços Especializados e Regulação da Secretaria de Estado da Saúde (SUR/SES), manteve suas atividades funcionando por 24 horas diárias nos sete dias da semana, pelo telefone 0800 643 5252.

De 01 de janeiro a 31 de dezembro foram registrados 18.113 atendimentos, segundo dados do Sistema Brasileiro de Dados de Intoxicações (DATATOX). Apesar da queda em relação ao número do ano anterior (2019), quando foram registrados 21.125 atendimentos, 2020 representa o segundo maior da série histórica do CIATox/SC, em atividade desde 1984. “Somos um serviço especializado de referência no Estado na área de Toxicologia Clínica e mantemos um regime de plantão permanente para prestar auxílio aos profissionais de saúde, bem como à população em geral, com informações de caráter educativo e preventivo”, explica a coordenadora do serviço, Danielle Legal Albino.

De acordo com Danielle, muitas exposições tóxicas são leves, ocorrem nas residências e não necessitam de atendimento hospitalar. Desta forma, a orientação é diretamente à população por meio do telefone, quanto às condutas iniciais e a necessidade ou não de encaminhamento a uma unidade de emergência, o que diminui a procura por serviços de saúde, reduzindo custos e riscos.

Os grupos de agentes responsáveis pelo maior número de atendimentos em 2020 foram os Medicamentos (31,29%), seguidos pelos Animais Peçonhentos/Venenosos (22,69%). E a principal circunstância envolvida nos casos atendidos foi acidental (51,15%). Porém, o CIATox/SC alerta para um dado importante: apesar do uso de álcool 70% ser altamente recomendado para desinfecção durante a pandemia de Covid-19, pode ocorrer intoxicação e queimaduras, principalmente em crianças. O álcool doméstico foi registrado como causador de 117 ocorrências de intoxicação, 170% a mais que em 2019.

Mais detalhes podem ser lidos na íntegra no Relatório Anual 2020, que apresenta os dados dos atendimentos da equipe de profissionais e estagiários do CIATox/SC. “Conhecer a realidade das intoxicações e envenenamentos no Estado de Santa Catarina e a divulgação dos serviços prestados pelo CIATox/SC, contribui para avaliação do impacto dos agentes tóxicos sobre a saúde da população, implantação de medidas preventivas e melhoria da assistência toxicológica através de informação de qualidade”, declarou a coordenadora.

Para acessar o Relatório Anual do CIATox/SC clique pdf AQUI . Na página https://ciatox.sc.gov.br/ é possível encontrar informação de contatos e orientações sobre intoxicação, além de dados estatísticos e material educativo.