icone facebookicone twittericone instagram

Com música, aplausos e sentimento de dever cumprido, servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES), colaboradores, convidados e funcionários do Instituto de Psiquiatria (IPQ), em São José, comemoraram 80 anos do hospital. Na ocasião, foi inaugurada a nova ala de internação com 10 leitos para pacientes adolescentes e o ambulatório psiquiátrico. A solenidade também contou com a reinauguração da capela e com apresentação da banda do Exército.

capa site.jpg

Fotos: Gabriela Ressel

O secretário André Motta Ribeiro começou dizendo que hoje é um dia de gratidão. “Daqui a dois dias iremos completar 20 meses de enfrentamento à pandemia do coronavírus que ninguém imaginava que teria tamanha gravidade e traria tamanho sofrimento, inclusive na área de saúde mental. Mas a minha gratidão é para todos os servidores do Estado de Santa Catarina, representados pelos senhores presentes, nesse período de enfrentamento tão difícil da nossa história. Tenho orgulho muito grande em ser servidor da Secretaria de Estado da Saúde, como médico concursado. É importante dizer que o Governo não se faz só com o Executivo, mas discutindo com o Legislativo, pessoas e instituições as suas necessidades. Por isso, as políticas públicas vem sendo melhoradas justamente pela necessidade e entendimento do que de fato as pessoas precisam e quais são suas dores. E é assim que esse governo tem trabalhado: trazendo luz aos processos e de fato preocupados com as pessoas. E temos aqui hoje, um exemplo de que é possível fazer mais e melhor pelas pessoas”. Motta ainda finalizou destacando que está muito grato por fazer parte desse capítulo da história de Santa Catarina e do IPQ.

20211110_095436.jpg

Segundo o diretor do IPQ, psiquiatra Henrique Marques Fogaça, o hospital passou por transformações ao longo desses 80 anos, muitas delas consequência da evolução científica da própria especialidade, da maneira como a ciência trouxe recursos terapêuticos cada vez melhores para os pacientes. “Esse hospital chamava-se Colônia Sant’Ana desde sua fundação em 1941. Em 1995 ele passou por uma transformação estrutural  e adotou o formato que nós temos hoje, que é de dois hospitais em um, que costumo chamar Complexo Hospitalar Instituto de Psiquiatria e Centro de Convivência Sant’Ana. O IPQ dá conta das internações agudas de curta permanência  e o Centro de Convivência Sant’Ana acolhe, cuida e trata próximo de 100 pessoas moradoras de característica asilar, herança dessas oito décadas de funcionamento, enquanto hospital Colônia na sua origem. E com a medicina avançando conseguimos oferecer tratamentos melhores e as instituições à maneira que foram criadas vão sendo transformadas, reformuladas e redesenhadas, chegando ao estágio atual”.

Também participaram da solenidade, a presidente da Associação Catarinense de Psiquiatria, Deyse Mendes Porto, que fez residência no Instituto e destacou a importância do IPQ para Santa Catarina; o secretário Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania, o psiquiatra Quirino Cordeiro júnior, que parabenizou o Estado por incentivar, modernizar e ofertar tratamento digno às pessoas com transtornos mentais e de maneira integral como é feito no Instituto de Psiquiatria, enfatizando que os serviços de saúde mental devem ser complementares na Rede de Atenção Psicossocial (Raps); e o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e vice-presidente da Comissão de Saúde da  Assembleia Legislativa (Alesc), o neurologista Vicente Caropreso, que lembrou da sua atuação no IPQ e parabenizou a todos pela trabalho realizado em prol dos pacientes e moradores do instituto. 

20211110_090714.jpg

Voluntários, pacientes e moradores, colaboradores, gestores, servidores ativos e aposentados também foram homenageados com uma placa pelo octogésimo aniversário e agradecimento pela dedicação e empenho nesse período.

20211110_101351.jpg

Na sequência, o secretário foi conhecer as readequações e melhorias realizadas no IPQ. A nova Unidade de Internação “Dr. Ari Bertoldo Sell” foi entregue com 10 leitos para pacientes adolescentes (5 femininos e 5 masculinos), junto com o ambulatório psiquiátrico, em um espaço de 1.800 m².

20211110_104552.jpg

O recurso para custear essa obra e reformas foi oriundo de uma parceria do IPQ com o Ministério Público do Trabalho (MPT), no montante de R$1,2 milhão. Parte deste valor também foi utilizado para a compra de mobiliário, reforma do parque tecnológico da unidade, compra de veículo furgão, reforma de sala de atividades e do refeitório.

20211110_103130.jpg

O secretário ainda foi acompanhar o trabalho realizado no espaço de Terapia Ocupacional. Lá, os pacientes produzem mantas e tapetes em teares, pintam, costuram, lidam com barro e argila produzindo vasos e outros objetos, além de vários outros trabalhos de artesanato. A visita foi encerrada na belíssima capela, reformada com a ajuda dos voluntários e da comunidade local.

20211110_105818.jpg

Referência em psiquiatria

Inaugurado em 1941, a antiga Colônia Sant’Ana, hoje IPQ é uma das unidades hospitalares mais antigas do Estado e referência em psiquiatria. Conta com uma estrutura preparada para atender emergências psiquiátricas 24 horas, além das unidades de internação, totalizando 193 leitos agudos e quase 100 moradores.

O Instituto possui especialidades clínicas de Psiquiatria, Neurologia e Clínica Geral. Também conta com serviços de apoio à diagnose e terapia como a Farmácia, Fisioterapia, Nutrição, Psicologia, Serviço Social, Radiologia, Terapeuta Ocupacional e Educador Físico. São mais de 35 profissionais médicos no corpo clínico e mais de trezentos funcionários.