A Secretaria de Estado da Saúde se junta neste mês de novembro a uma campanha de conscientização mundial, que tem como foco a importância do contato entre pais e bebês prematuros, e foi denominada "Separação zero: aja agora! Mantenha pais e bebês prematuros juntos!". A campanha encabeçará o Novembro Roxo deste ano, que é celebrado internacionalmente e tem como principal objetivo prevenir partos prematuros e cuidados para gestação segura. A temática de 2021 foi definida entre ONGs do mundo inteiro. Aqui no Brasil, a Organização é feita pela Prematuridade.com.

Separação-zero_01.png

Durante o mês de outubro, o secretário da Saúde, André Motta Ribeiro, recebeu a Vereadora Carolina Listone, e firmou uma parceria para atividades alusivas a campanha do novembro roxo. "Não existe nem existirá uma política de separação nas nossas unidades hospitalares, que limitem ou proíbam acesso de pais a bebês prematuros. Sabemos que o contato e o convívio são fundamentais para desenvolvimento nos primeiros meses. Apoiamos campanhas que têm como temática o processo de cuidado, que é o caso dessa ação da ONG Prematuridade.com, e o nosso gabinete está sempre aberto para servir como um braço de apoio a essas causas", destacou o secretário.

A diretora da ONG, Denise Suguitani, apontou que o tema do novembro roxo deste ano é urgente e de extrema relevância, ainda mais num momento crítico de pandemia. "Existem diferenças regionais do sistema de saúde e o convívio foi sendo minguado entre pais e prematuros, conforme demonstraram relatos de mães que chegaram até nós. Fizemos o acolhimento de diversas famílias e buscamos intermediar essas solicitações. É extremamente importante ter a SES de SC ao nosso lado", reforçou.

Mais informações para a imprensa:
Andrey Lehnemann
Secretaria de Estado da Saúde - SES