icone facebookicone twittericone instagram

Pela sexta semana consecutiva, nenhuma região do estado foi classificada nos níveis de risco Grave (laranja) ou Gravíssimo (vermelho). A Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada no dia 13 de novembro aponta 10 regiões como risco potencial moderado (cor azul) e 7 regiões como risco potencial alto (cor amarela).

Risco-Potencial-por-região.png

Houve melhora nos indicadores das regiões Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí e Serra Catarinense, observados a partir da redução na taxa de detecção de casos novos, hospitalizações e óbitos, aliado ao aumento na cobertura vacinal, que resultaram numa melhora das dimensões transmissibilidade, monitoramento e gravidade. Com isso, estas regiões que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo), passaram a ser classificadas como nível moderado (azul), se juntando as regiões do Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Laguna, Meio Oeste e Planalto Norte, que mantiveram a classificação no nível moderado.

Por outro lado, houve uma piora nos indicadores das regiões Extremo Sul, Grande Florianópolis, Médio Vale do Itajaí, Oeste e Vale do Itapocu, observados a partir do aumento na taxa de detecção de casos novos e hospitalizações, resultaram numa leve piora das dimensões transmissibilidade, monitoramento e capacidade de atenção. Com isso, estas regiões que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado (azul), passaram a ser classificadas como nível alto (amarelo), juntamente com as regiões Nordeste e Xanxerê, que permaneceram no nível alto.

>>> Clique aqui para fazer o download da matriz

Balanço da Vacinação

Nesta semana Santa Catarina alcançou o índice de 63,4% da população catarinense completamente imunizada, tendo recebido as duas doses ou a dose única da vacina contra a Covid-19. Com mais de 10,6 milhões de doses aplicadas em todo o Estado, o avanço na vacinação tem sido o principal responsável pela manutenção da tendência de redução no nível de risco da Covid-19 em todas as regiões.

“Estamos às vésperas das festas de final do ano, onde espera-se que todos nós possamos nos confraternizar com nossos familiares para saudarmos o início de um novo ano. Para que possamos curtir esse momento com a maior segurança, é necessário um esforço de todos para que os indicadores melhorem e os índices de transmissão e de gravidade da pandemia se mantenham baixos. Portanto, todos precisam fazer a sua parte, utilizando máscaras, principalmente em ambientes fechados e com grande circulação de pessoas, evitando aglomerações e, é claro, atualizando sua carteira de vacinação com as duas doses das vacinas contra a Covid-19, bem como imunizando os idosos que já completaram 5 meses do seu esquema vacinal primário com a dose de reforço”, aponta o secretário de Estado da Saúde André Motta Ribeiro.

Os dados de vacinação podem ser conferidos no novo vacinômetro, pelo link.

O principal objetivo da matriz de risco é ser uma ferramenta de tomada de decisão. A nota final do mapa de risco considera um intervalo de variação mais adaptado para cada nível, sendo de 1 a 1,9 como moderado, 2 a 2,9 como alto, 3 a 3,9 como grave e igual a 4 como gravíssimo.