O Hospital Regional Hans Dieter Schmidt, de Joinville, recebeu da Secretaria de Estado da Saúde (SES) 45 novos colchões pneumáticos, totalizando investimento de R$ 11.182,50. O colchão é um dispositivo tecnológico que tem como objetivo reduzir a incidência de lesão por pressão (LPP), otimizando o conforto do paciente.

Ao todo, o HRHDS conta com 105 colchões pneumáticos. Conforme a Terapeuta Ocupacional do HRHDS Elaine Budal Arins, seu uso está associado a uma série de práticas diárias de cuidados ao paciente na prevenção de Lesão por Pressão, que incluem mudança de decúbito, nutrição, cuidados com a pele, entre outras.

714

De acordo com a gerente de enfermagem Andrea Luciana David, o enfermeiro do setor é responsável por avaliar cada paciente. "É aplicada a Escala de Braden e, caso seja identificada a presença de Risco Moderado ou Grave para LPP, o enfermeiro solicita uma avaliação da equipe de Terapia Ocupacional para indicação e instalação do dispositivo", afirma.

A terapeuta ocupacional esclarece que a prevenção da LPP deve ser redobrada, principalmente em pacientes que passam muito tempo internados ou sedados. "O Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente (IBSP) apresentou um estudo realizado no Reino Unido em 2009 que demonstra uma incidência de LPP de apenas 6,9% para quem fez uso de colchão pneumático. Isso demonstra a eficácia e a importância do equipamento", explica.

Os servidores que manuseiam o colchão pneumático recebem capacitação do Ensino Permanente em Saúde do HRHDS para aprender os cuidados, a forma correta de utilizá-lo e sanar as dúvidas relacionadas ao seu uso.