A Secretaria de Saúde de Santa Catarina realiza na próxima quarta, 14, na Assembleia Legislativa, o “Simpósio Catarinense de Imunização: pelo resgate das coberturas vacinais”, com o objetivo de apresentar o cenário catarinense das coberturas vacinais, discutir ações e estratégias para o resgate da confiança da população nas vacinas e a manutenção do status de controle e erradicação de diversas doenças.

“Hoje o Brasil enfrenta o pior momento de sua história no que se refere à cobertura vacinal. Em 2022, até este momento, nenhuma das vacinas do calendário de crianças menores de um ano alcançou a cobertura mínima para garantir uma proteção coletiva do grupo. A vacinação de adolescentes, gestantes e idosos também tem sofrido queda. Se permanecermos com essas baixas coberturas, o risco de reemergência de doenças já eliminadas como a poliomielite, a rubéola e o sarampo, e a ocorrência de epidemias de doenças já controladas como meningite, difteria, tétano, febre amarela, entre outras será iminente", assinala o superintendente de vigilância em saúde, Eduardo Macário.

O diretor de vigilância epidemiológica, João Augusto Brancher Fuck, lembra que o estado de Santa Catarina sempre foi reconhecido como um dos estados brasileiros com as maiores coberturas vacinais do país, mas que também vem enfrentando uma redução gradual no número de imunizados. “Ao longo dos últimos anos, temos observado uma queda nas coberturas vacinais possivelmente decorrente da falsa sensação de segurança de que doenças graves e fatais que tanto afetaram as crianças no passado deixaram de circular. Mas é justamente por causa das altas coberturas vacinais que essas doenças foram controladas. Esse fato, aliado à disseminação de fake news, tem provocado um fenômeno chamado hesitação vacinal, que pode ser fatal”, esclarece o diretor.

No caso da vacina contra a poliomielite, por exemplo, o último ano em que o estado alcançou a cobertura vacinal ideal, que é de 95%, foi em 2017 (95,2%). Depois disso, as coberturas caíram para 94,7% em 2018; 93,8% em 2019; 88,3% em 2020; 83,2% em 2021. A situação é parecida com a da vacina Tríplice Viral (VTV) que protege contra o sarampo, a caxumba e a rubéola. O último ano em que a cobertura vacinal foi satisfatória foi em 2019 (96,1%).

Para debater sobre o assunto, abordar as implicações legais acerca da hesitação vacinal de crianças e adolescentes e trazer exemplos bem-sucedidos de ações municipais de vacinação estarão presentes no Simpósio representantes da Secretaria Estadual de Saúde (SES/SC), do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde (COSEMS/SC), do Conselho Estadual de Saúde (CES/SC) e de diversas outras entidades civis e profissionais que atuam com saúde pública no estado.

Confira a programação

13h00 - Abertura (representantes SES/SC, COSEMS/SC, ALESC, CES/SC, CRM/SC, COREN/SC, SBIM/SC, MPSC)

13h30 - Mesa Redonda: Situação das coberturas vacinais no Brasil e em Santa Catarina

Eduardo Marques Macário (SUV/SES/SC)