FITOTERÁPICOS
Programa tem até março para apresentar propostasPara pôr em prática a lei municipal que determinou o uso de produtos fitoterápicos na rede pública de saúde, a equipe que apresentará propostas à Prefeitura até o fim de março foi empossada ontem em Joinville. O prazo é estabelecido pela lei. O programa prevê campanhas educativas: 90% dos moradores afirmam usar plantas do quintal.

Cobertor mais curto
Em 2009, o governo do Estado repassou R$ 54 milhões para o Hospital Materno-infantil de Joinville, administrado por uma organização social. No ano passado, o repasse caiu para R$ 40 milhões. Mesmo em 2009, não veio a grana em um dos meses. Só que na época não havia tantos serviços disponíveis, sobrava grana. Mas no ano passado as despesas cresceram e chegaram a R$ 45 milhões.

Grandes esperanças
Portanto, o Materno-infantil fechou 2010 com despesa de R$ 5 milhões acima da receita (o contrato prevê R$ 5 milhões mensais, se tivesse vindo tudo, o hospital teria superávit – devolve mais adiante ou compra equipamentos). O hospital espera receber os atrasados ao longo de 2011. Até agora, a grana mais curta não teria prejudicado o atendimento. O governo Colombo, evidentemente sem culpa nenhuma nos atrasos, pretende reforçar a participação de organizações sociais no comando de hospitais de Santa Catarina.

PERIGOS DO VERÃO
Secretaria alerta para riscos das virosesApós a morte de Mariana Tessari do Prado, 3 anos, na terça-feira, em um posto de saúde no Bairro Saco Grande, em Florianópolis, a Secretaria de Saúde da Capital fez um alerta. Quem apresentar sintomas de virose gastrointestinal não deve deixar de procurar os postos de saúde do município ou levar os filhos para receber atendimento.

Segundo o secretário de Saúde, João José Cândido da Silva, o caso da criança foi uma situação isolada, que está sendo apurada. Ele reforçou, que a população deve ficar tranquila quanto ao atendimento oferecido nas unidades e procurá-las sempre que perceber algum sintoma de virose.

– O posto do Saco Grande, onde ocorreu essa tragédia com a criança, faz mais de 100 mil atendimentos por ano e resolve mais de 90% dos casos no próprio local – afirmou.

Na semana passada, a Gerência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria da Saúde divulgou que foram registrados quase 4 mil casos de virose gastrointestinal de dezembro de 2010 a janeiro de 2011.

O alerta da Vigilância era para o encaminhamento médico imediato, principalmente das crianças, já que a desidratação, principalmente dos pequenos, é muito rápida nestes casos. FRANTZA virose
SINTOMAS
- Mal-estar, vômito, diarreia, enjoo, dor de cabeça e dor no corpo
O QUE FAZER
- Procure um médico.
- Beba bastante líquido.
- Saiba que a duração da virose pode variar de pessoa para pessoa.
- Avise a Vigilância Epidemiológica do município.
COMO EVITAR
- Beba água tratada.
- Lave bem as mãos antes de comer.
- Evite colocar as mãos sujas na boca.
- Evite comer produtos que estragam rapidamente.
- Não leve sanduíches prontos para a beira da praia.
- Evite comer alimentos vendidos na beira da praia.
Fonte: Vigilância Epidemiológica de Florianópolis

samia.frantz@horasc.com.br