icone facebookicone twittericone instagram

No dia 19 de outubro, a equipe da Unidade de Suporte Básico 09 (USB) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) realizou, com sucesso, o parto de um bebê prematuro dentro da própria ambulância durante um atendimento de emergência. A ação ocorreu durante a transferência de uma gestante de 35 semanas que se encontrava em trabalho de parto prematuro na cidade de Dionísio Cerqueira, localizada no extremo Oeste do estado.

Imagem do WhatsApp de 2023 10 19 às 20.50.57 870a7303

O bebê, que já estava em sofrimento, precisava ser levado para a UTI do hospital em São Miguel do Oeste. Devido à gravidade da situação, a equipe utilizou toda a sua experiência para adaptar a ambulância em uma UTI móvel provisória. Além disso, para garantir maior assistência à gestante, o hospital de Dionísio Cerqueira disponibilizou o médico Lessandro Kardek e a enfermeira Juliana Ribeiro para acompanhar a paciente junto com a técnica de enfermagem Márcia Britz e o condutor socorrista Maicon Jacoski da USB.

O bebê nasceu a caminho do hospital, e o parto ocorreu sem intercorrências. "Foi um susto para toda a equipe. Não estávamos em um local apropriado. Apesar do parto prematuro, não tivemos complicações, e o bebê não precisou ser levado para a UTI Neonatal. A experiência foi única", revelou o médico Lessandro Kardek.

Mãe e bebê passam bem e foram encaminhados para o Hospital Regional em São Miguel do Oeste, onde receberam os cuidados necessários.