Raio X

Em reunião realizada ontem à tarde entre técnicos da SDR de Joinville e do Hospital São José, foi protocolado o pedido de apoio para a compra de dois aparelhos de raio X analógicos e uma impressora digital. O investimento é de R$ 280 mil. O assunto volta a ser discutido em reunião extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Regional marcada para 27 de janeiro.

COMIDA NA PRAIA

Queijo, risco à saúde -Cinegrafista da RBS flagrou a falta de higiene na estocagem do produto.
Quem tem o hábito de comprar comida de vendedores ambulantes nas praias precisa ficar atento à qualidade dos alimentos. O telejornal RBS Notícias flagrou o descaso na conservação de produtos em Florianópolis, entre eles o queijinho, muito consumido pelos veranistas.

A forma como o queijinho é vendido mostra o descuido com a higiene. Com uma microcâmera, o repórter cinematográfico Edison Silva se passou por comprador e encontrou lixo espalhado nos locais onde o produto é armazenado por um grupo de vendedores ambulantes em uma comunidade no Norte da Ilha de Santa Catarina.O cinegrafista conversou com os vendedores. O produto estava em uma mesa ao ar livre, em local sujo, perto de um quarto onde vivem 12 ambulantes.

Um dos homens confessou que o produto é resfriado com água gelada para não estragar. Outro vendedor pergunta se o cinegrafista quer comprar queijo ou droga.Sobre a fiscalização, um dos ambulantes afirmou que “tem que correr” para não ser pego.

O cinegrafista comprou o queijo de um ambulante sem camisa, que colocou o produto em uma sacola plástica. As imagens foram mostradas ao diretor da Vigilância Sanitária de Florianópolis, Anselmo Granzotto. Ele explica que são feitas blitze nas praias e reconhece a dificuldade de chegar aos locais de armazenamento:

– Estamos conseguindo um mandado de busca e apreensão para que possamos entrar, apreender, inutilizar esse tipo de produto e proibir o comércio do queijo coalho em Florianópolis.

A falta de higiene no armazenamento e manuseio do queijinho é um risco para a saúde do consumidor. A Vigilância Sanitária analisou uma unidade e encontrou fungos e bactérias, inclusive coliformes fecais.

Fique atento

O queijo coalho assado deveria ser conservado em refrigeração, em temperatura de, no máximo, 6°C. Nas praias de Florianópolis, sua venda é proibida. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano da capital tem cinco fiscais que realizam blitze, acompanhados de dois policiais civis cada um. A Vigilância Sanitária e de Saúde dispõe de 70 fiscais, também com acompanhamento policial