icone facebookicone twittericone instagram


CONTRA O CÂNCER

Criança faz sessão no acelerador linear

Desde 10 de janeiro, 26 pessoas fizeram sessões de radioterapia no acelerador linear do Hospital Municipal São José. Na quinta-feira, pela primeira vez uma criança foi atendida no aparelho. A aplicação durou dois minutos.


 

DEFESA CIVIL

Voluntários fazem doação de sangue no Hemosc

Voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil realizaram, ontem, doações de sangue para contribuir com o Hemosc, que está com os estoques abaixo do recomendado. Passaram pelo Hemocentro dez membros, mas somente cinco puderam fazer a doação. Entre eles, Maria Helena Ribeiro Ziegler, que aos 63 anos deixou o medo da agulha de lado e doou pela primeira vez. “Criei coragem”, disse a voluntária. Os tipos sanguíneos que estão mais em falta nos estoques do Hemosc são os O e B negativos.

 


 


SANGUE E MEDULA

Campanha pede doação

Para incentivar a doação de sangue no Estado, começa hoje mais uma edição do projeto Vida por Vidas. A campanha é organizada por jovens adventistas do sétimo dia desde 2006, em toda a América do Sul, e estimula a doação frequente. Em 2011, também será lembrada a importância da doação de medula óssea e de plaquetas.

O lançamento da campanha será hoje, na sede estadual do Centro de Hematologia e Hemoterapia de SC (Hemosc), no Centro da Capital. Em 2010, 33.750 pessoas doaram sangue no Brasil estimuladas pela campanha. A doação de medula óssea também avançou. Dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) mostram que, somente no ano passado, foram 800 mil doadores, contra 370 mil registrados em 2009.