OPINIÃO DE A NOTÍCIA
A favor da vacinação

Ainda que a Secretaria de Saúde de Joinville tenha montado esquema especial para ampliar o atendimento, o movimento grevista deveria dar uma trégua durante a campanha de vacinação contra a poliomelite. No caso da gripe A, nem a participação de voluntários impediu que a vacinação ficasse abaixo da meta. É possível que o fato de a gripe A não causar todo aquele temor de dois anos atrás, quando causou uma inédita corrida dos joinvilenses às unidades de saúde, tenha colaborado pela menor procura pela prevenção. Mas a doença é perigosa. O mesmo vale para a poliomelite, sem registro de casos há mais de 20 anos no País.

As campanhas de vacinação são um grande sucesso de saúde pública no Brasil. O País com dimensões continentais conseguiu atingir índices de cobertura quase universais, isto é, perto da totalidade dos contingente alvo. A comprovação da eficácia foi o sumiço de várias doenças até então recorrentes. Só que há necessidade de manter a vigilância. Pelo esquema montado pela Saúde em Joinville, haverá oportunidades para todos levarem as crianças para receber as doses. Doze postinhos fechados por causa da greve não serão desculpa para deixar de vacinar as crianças. Mas se houver compreensão dos grevistas e as unidades abrirem, é mais uma oportunidade de vacinação.

PÓLIO
Vacinação terá postos volantes

A vacinação contra a paralisia infantil em Joinville vai funcionar em 44 postinhos e em 13 postos volantes (fora das unidades de saúde) amanhã. Os postos serão instalados em supermercados, shoppings e nas saídas da cidade.

Os postos serão um reforço para atingir as metas de vacinação. Por causa da greve, segundo a secretaria, 12 postinhos de saúde ficarão fechados – um pedido do MP para que todos os postos de saúde abram amanhã será avaliado pela Justiça hoje.

Os postos volantes são para evitar o que ocorreu com a vacinação contra a gripe A, em que foi preciso contar com a ajuda de voluntários do Exército. A meta é vacinar 95% das 35 mil crianças de zero a cinco anos de Joinville.

POLIOMIELITE
Dia D da vacinação acontece amanhã

Amanhã, será realizado o Dia D de mobilização nacional da campanha de vacinação contra a Poliomielite. A Secretaria de Saúde vai montar postos de vacinação em pontos estratégicos em várias cidades do estado como supermercados, creches e escolas.

Colunista Cacau Menezes

Saúde sem greve
Os servidores estaduais da saúde foram quarta-feira à noite para uma assembleia geral, em Floripa, dispostos a entrar em greve. Aceitaram a incorporação de abono de 16,76% nos níveis salariais a partir de 1º de julho. As eventuais perdas serão estudadas em 120 dias por uma comissão permanente. Resultado: proposta do governo aceita e nada de greve. Como que de um lado é tão fácil e, de outro, tão difícil? O cofre é o mesmo

Sábado acontece o dia “D” da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite
A meta é imunizar 12.593 crianças até cinco anos de idade

São José

O próximo sábado (18) será dia de vacinação contra a poliomielite. O dia “D” em São José terá 49 postos de vacinação para imunizar crianças até cinco anos. Todos os postos de saúde funcionarão das 8 às 17h. Além dos postos fixos a Secretaria de Saúde do município montou pontos estratégicos de vacinação, como por exemplo, em supermercados, escolas, creches e comércio.

De acordo com a Secretaria de Saúde, a meta é vacinar 12.593 crianças. Para receber a dose é imprescindível apresentar a carteira de vacinação. Essa campanha é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a única forma capaz de erradicar a doença mundialmente conhecida como paralisia infantil, caracterizada por um quadro clássico de paralisia flácida de início súbito