Prazo
A Câmara vai convidar a Saúde para analisar projeto do vereador Roberto Bisoni (PSDB) que sugere o prazo máximo de três dias para a realização de consultas pela rede pública de saúde.

DENGUE
Ferros-velhos têm até o fim de julho para cobrir sucatas

BLUMENAU - Os 71 ferros-velhos da cidade já foram notificados quanto à obrigação de cobrir os depósitos de sucatas. Os estabelecimentos têm até o final de julho para cumprir o decreto estadual, que tem o objetivo de prevenir a proliferação do Aedes Egypt, inseto transmissor da dengue. Os locais são apontados como os estabelecimentos que concentram os principais focos do mosquito.

A gerente de combate à dengue em Blumenau, Dalva da Silva Assini, explica que o objetivo é garantir que a doença continue distante da cidade. Até o momento, os casos registrados aqui são de pacientes vindos de outros Estados. Em uma visita semana passada, a Vigilância Sanitária foi obrigada a fechar um ferro-velho, pois havia um histórico de reincidência de focos no local.

No entanto, Dalva não sentiu entusiasmo nos proprietários em relação à medida. Segundo ela, apenas 30% dos proprietários estão tomando as providências para se adequar. Porém, a gerente afirma que se todos ferros-velhos não cumprirem o decreto, a Vigilância cumprirá a lei, aplicando multas e, se necessário, fechará os pontos comerciais.

Blumenau tem 71 ferros-velhos, a maioria fica às margens da BR-470. O Programa de Combate à Dengue faz 1,1 mil visitas semanais em armadilhas e empresas. Transportadoras, borracharias, cemitérios e ferros-velhos são os locais mais vistoriados. Em 2010, o Bairro Itoupavazinha foi o recordista no número de focos, com 168 pontos encontrados

SUS recebe 25 milhões dos planos de saúde

Brasília, 29/06/2011, Correio Lageano

O valor pago por operadoras de planos de saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) pelo atendimento dos segurados em hospitais da rede pública bateu recorde no primeiro semestre deste ano. De acordo com o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, os ressarcimentos ao SUS somaram R$ 25 milhões até agora, mais do que o total recebido pelo SUS entre 2008 e 2010.

Os planos de saúde devem ressarcir o SUS sempre que um dos seus clientes é atendido pela rede pública, e não por médicos e hospitais conveniados. Padilha disse que esses pagamentos estavam sendo feitos em ritmo lento. O governo, porém, pretende acelerar as cobranças

Padilha informou que o Ministério da Saúde está trabalhando com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regula o funcionamento dos planos de saúde, para obter dados sobre todos os atendimentos a clientes das operadoras feitos pelo SUS.