Alzheimer em Joinville
Mais uma mudança trazida pelo envelhecimento da população em Joinville. Embora o mal de Alzheimer não seja a responsável final pela morte, a Secretaria de Estado da Saúde traz estatística sobre a mortalidade causada pela enfermidade degenerativa que atinge os idosos.

O dobro de mortes
No ano passado, a doença esteve relacionada com a morte de 53 pessoas em Joinville. Dá uma por semana. Isso só em 2010. Se juntar os dois anos anteriores, foram 52 casos. Portanto, a mortalidade praticamente dobrou.

Visor

MUTIRÃO
A Secretaria de Estado da Saúde vai colocar em prática, até o final do ano, o Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas, que pretende realizar 22,6 mil cirurgias. A intenção é reduzir as filas de espera em todo o Estado. As cirurgias serão realizadas em quatro especialidades: oftalmologia, otorrinolaringologia, cirurgia geral e ortopedia.

REMÉDIOS DE GRAÇA
68,7 mil são atendidos no Estado

Mais de 68,7 mil pessoas com diabetes e hipertensão tiveram acesso a medicamentos gratuitos em Santa Catarina no mês de junho. Um aumento de 351%, comparando-se com janeiro, quando 15 mil pessoas foram atendidas no Estado.

O aumento se deveu ao programa do Ministério da Saúde, Saúde Não Tem Preço, que fornece medicamentos gratuitos em mais de 15 mil farmácias desde fevereiro. Em todo o país, a quantidade de beneficiados aumentou 168%, passando de 853 mil para 2,3 milhões atendidos no último mês, segundo relatório.

– Os números mostram que o brasileiro está mais e melhor assistido para o tratamento dessas doenças diretamente relacionadas aos novos hábitos de vida da população, que são a diabetes e a hipertensão – disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Antes do programa, os medicamentos eram oferecidos com grandes descontos. A hipertensão arterial atinge 23,3% da população adulta brasileira – entre os maiores de 18 anos –, de acordo com o estudo Vigilância de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico (Vigitel), de 2010. Em Florianópolis, o percentual de hipertensos é de 20,8% dos adultos. Ainda pelo Vigitel, o diagnóstico de diabetes atinge 6,3% da população brasileira, mesmo percentual da Capital.

Os medicamentos são oferecidos em drogarias da rede privada credenciadas ao Aqui Tem Farmácia Popular. Para receber os produtos, o usuário precisa apresentar CPF, documento com foto e receita médica. Para esclarecer dúvidas, o Ministério Público disponibiliza o Disque-Saúde: 0800-61-1997 e o e-mail analise.fpopular@saude.gov.br.

Colonista Cacau Menezes

Combinação com os médicos

A assessoria de imprensa do governo do Estado emitiu release informando que se encontra em fase final de negociação o processo de prorrogação do contrato do SC Saúde, entre Estado e Unimed. Se houver necessidade, o atual contrato pode ser prorrogado por mais seis meses, até que as negociações terminem. Maravilha. Agora só falta combinar com os médicos, que ou deixam de atender os servidores públicos ou marcam consultas para 30 e até 60 dias depois. O funcionalismo está viajando de segunda classe nesse plano de saúde. Atchim.