Resolução que proíbe emagrecedores vai valer em 60 dias

A determinação da Anvisa que proíbe a venda de emagrecedores à base de anfetamina entra em vigor no prazo de 60 dias. A decisão foi tomada no dia 5. Com isso, os anfetamínicos, usados há mais de 30 anos no Brasil, estão proibidos de ser prescritos pelos médicos e fabricados no País. Os registros atuais serão cancelados. As farmácias e drogarias terão dois meses para retirar os produtos das prateleiras.

Sem hospital
Como Joinville não consegue concluir a ampliação do São José nem convencer o governo do Estado a ativar toda a estrutura do Regional, o novo hospital da cidade está indo para a gaveta. Nas entrevistas para “AN”, Carlito e Darci nada prometeram. Darci até disse que não “aposta” nisso.

Eleição passada
Em 2008, quase todos os candidatos prometeram um hospital na zona Sul. Claro que interessa é o que o vencedor, Carlito, prometeu. O governo do PT, que se saiba, ainda não arrastou um mouse para construir o novo hospital.

Quem quer?
Mas nada impede o surgimento de outros temas para consumir energia em vão no debate, como entregar o São José para uma organização social. Até poderia revolucionar o hospital, dar mais eficiência e tal. Mas há um detalhe crucial: que organização social se aventuraria a pegar o São José? Não existe.

Um ato falho na coluna de ontem: o nome correto do santo protetor dos animais é São Francisco de Assis.

Casas terapêuticas
Ao preparar ação contra a Prefeitura de Joinville cobrando a ampliação de vagas em residências terapêuticas, o Ministério Público de Santa Catarina apurou que o sistema de abrigo para quem tem problemas mentais conta com oito vagas na cidade. Haveria demais para mais.

Onde não pode
Além disso, está em apuração se pessoas com problemas mentais estariam sendo internadas em casas para idosos, onde não há atendimento especializado em saúde mental. As casas terapêuticas cobradas pelo MP são para quem tem transtornos mentais e passou por longos períodos de internação.

DOAÇÃO DE ÓRGÃOS
Hospital fará captação hoje em Criciúma

A Comissão Intra-hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante do Hospital São José, de Criciúma, fará hoje a captação de órgãos de uma mulher de 39 anos que teve morte cerebral ontem.

A família vai doar coração, fígado, pâncreas, córneas, rins, pulmões e válvulas cardíacas. A paciente sofreu hemorragia cerebral ocasionada por hipertensão, e teve a morte cerebral confirmada às 16h45min.

A enfermeira Daniela Luiz, presidente da comissão que trata da captação e doação de órgãos no hospital, informou que a família teve essa iniciativa porque a própria paciente havia manifestado o desejo de ser doadora. Ontem à tarde, o Hospital São José aguardava o contato da Central SC Transplantes para identificar possíveis receptores dos órgãos. Segundo a assessoria de imprensa da instituição este é o oitavo procedimento de captação e doação realizado em 2011. BECKER | Criciúma

marcelo.becker@diario.com.br

MARCELO

Dia a dia

Médicos - A Comissão de Residência Médica do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) abriu o processo seletivo para residência médica 2012. Os candidatos devem se inscrever no site www.residenciamedica.ufsc.br até o dia 16. São oferecidas 45 vagas em várias especialidades.

Reumatologia - Com o objetivo de esclarecer as dúvidas da população sobre as doenças reumáticas, a Sociedade Catarinense de Reumatologia promove uma palestra sobre o tema. O evento é aberto ao público e será realizado amanhã, das 9h às 11h30min, no Hotel Majestic, em Florianópolis. Vagas limitadas. Inscrições: (48) 3322-1021.

O prefeito Edson Piriquito (PMDB), de Balneário Camboriú (foto), bateu o pé e inaugurou o Hospital e Maternidade Ruth Cardoso com atendimento somente pelo Sistema Único de Saúde. Piriquito assegura que aprefeitura poderá bancar um custeio de R$ 1,2 milhão, mais os outros R$ 600 milhões provenientes de autorizações de internação hospital (AIHs) e do Sistema de Informações Ambulatoriais do SUS (Siasus). Tema de uma disputa local, não demorou muito para os tucanos reclamarem as ausências de convite a Rubens Spernau, prefeito que começou a obra, e do ex-secretário da Saúde, deputado Dado Cherem.

PRIORIDADE
Para rebater críticas, a Secretaria da Saúde anunciou que investiu R$ 558 milhões no setor nos primeiros nove meses da administração Colombo. Não estão incluídos nestes valores os R$ 22 milhões do mutirão de cirurgias.

Confirmado

Vai ser no dia 19, quarta-feira, pela manhã a inauguração do setor de emergência do Hospital Celso Ramos em Florianópolis. A reforma, que começou em setembro do ano passado, permitirá o aumento nos atendimentos alcançando 18 mil/mês. O governo investiu R$ 2 milhões proporcionando uma ampliação de 30% do espaço físico. Serão 16 leitos de observação, com dois centros cirúrgicos e equipamentos de última geração, desde raio-x até ultrassonografias. Promessa do governador Colombo, que vai se concretizar na semana que vem, dando, segundo o secretário da Saúde, Dalmo de Oliveira, um salto de qualidade no atendimento. Estava e está precisando...