SAÚDE PÚBLICA
Situação do Regional será debatida hoje

As dificuldades de atendimento do Hospital Regional Hans Dieter Schmidt serão debatidas hoje, em audiência pública, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Joinville. A intenção da reunião é discutir a reativação de quatro das oito salas de cirurgia da unidade, além da demanda por cirurgias ginecológicas na cidade.

O diretor do Hospital Regional, Renato Castro, diz que a discussão sobre a reforma e a ampliação do hospital é fundamental para que estas salas do centro cirúrgico sejam reativadas. “Ainda não há previsão de quando a obra será licitada”, diz Castro.

A obra prevê reforma de 44 dos 207 leitos, a reativação de dez dos 20 leitos de UTI – que estão fechados por problemas estruturais e falta de profissionais –, e a ampliação do pronto-socorro.

O hospital ainda tem outro problema: a falta de profissionais. No último edital para contratação de clínicos gerais para atuar no pronto-socorro, das oito vagas abertas, uma foi preenchida. Um novo edital foi concluído no dia 24, e a expectativa é de que os selecionados atendam à convocação para que o hospital possa normalizar as escalas de plantão.

COMBATE À AIDS
Campanha tem um público-alvoHoje, no Dia Mundial de Combate à Aids, o Ministério da Saúde lança campanha voltada para os jovens homossexuais. Neste grupo, o número de casos aumentou 10,1%.

Ao longo dos últimos 12 anos, o número de novos casos de Aids na população de 15 a 24 anos caiu. Mas entre os homossexuais da mesma idade houve um aumento de 10,1%. O boletim epidemiológico sobre HIV/Aids do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira, apontou a seguinte relação: no ano passado, entre os jovens com Aids, 16 eram homossexuais, e 10 heterossexuais. Em 1998, esta proporção era de 12 para 10. Hoje, em Brasília, em meio às ações da campanha, será assinada a Portaria da Política de Saúde da População LGBT.

Em Santa Catarina, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) vai distribuir 4,3 milhões de preservativos masculinos para os 293 municípios. Além disso, a instituição buscará sensibilizar a população sobre a doença através de mensagens para 182 mil aparelhos de celular de todas as operadoras, com a seguinte frase: “Hoje é o dia mundial de combate à Aids. Mas todo dia é dia de se previnir. Use sempre camisinha”.

O médico infectologista Eduardo Campos de Oliveira, que há 23 anos trabalha com HIV/Aids, chama a atenção para o perigo de voltarmos aos chamados “grupos de risco” com campanhas para públicos específicos.

_Concordo com ações focadas, porque este segmento da população precisa, sim, entender, a partir dos dados atuais, que está mais vulnerável à doença, mas não podemos cair em estereótipos. É preciso encontrar uma linguagem, nas campanhas, que priorize este grupo, sem, no entanto, incentivar o preconceito. Hoje, as pessoas infectadas não têm tanto medo da morte física quanto têm da morte social _ defendeu o médico.

O Grupo de Apoio à Prevenção da Aids (Gapa) fará uma caminhada hoje, às 9h, em Florianópolis, saindo da sede da entidade, na rua Felipe Schimtd, 882, Centro, e indo até o Terminal de Integração do Centro (Ticen), para lembrar o tema. CAVALLI

janaina.cavalli@diario.com.br

JANAINA

Serviço

Médicos - O Hospital Infantil Pequeno Anjo, em Itajaí, está com inscrições abertas para processo seletivo de residência médica. Graduados em Medicina podem inscrever-se até o dia 14 de janeiro. São ofertadas duas vagas na área de pediatria. O edital com ficha e demais instruções para inscrição está no site www.univali.br/editais.

AIDS
Ministério foca nos homossexuais
Baseada em dados, campanha deste ano será direcionada

BLUMENAU - Hoje, no Dia Mundial de Combate à Aids, o Ministério da Saúde lança campanha voltada aos jovens homossexuais. Em Santa Catarina, todos, sem distinção, são foco das ações de conscientização. Ao longo dos últimos 12 anos, o número de novos casos de Aids na população de 15 a 24 anos caiu. Mas entre os homossexuais da mesma idade houve um aumento de 10,1%.

O boletim epidemiológico sobre HIV/Aids do Ministério da Saúde, divulgado na segunda-feira, apontou a seguinte relação: no ano passado, entre os jovens com Aids, 16 eram homossexuais, e 10 heterossexuais. Em 1998, esta proporção era de 12 para 10. Hoje, em Brasília, em meio às ações da campanha, será assinada a Portaria da Política de Saúde da População LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais).

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do Estado (Dive) vai distribuir 4,3 milhões de preservativos para os 293 municípios. Além disso, a instituição buscará sensibilizar a população sobre a doença com mensagens para 182 mil celulares de todas as operadoras, com a frase: “Hoje é o dia mundial de combate à Aids. Mas todo dia é dia de se prevenir. Use sempre caminha”.

– Concordo com ações focadas, porque este extrato da população precisa, sim, entender, a partir dos dados atuais, que está mais vulnerável à doença, mas não podemos cair em estereótipos. É preciso encontrar uma linguagem, nas campanhas, que priorize este grupo, sem, no entanto, incentivar o preconceito. Hoje, as pessoas infectadas não tem tanto medo da morte física quanto tem da morte social. É uma questão muito delicada – defende o médico.

Hoje, a Secretaria de Saúde de Blumenau organiza, na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, testes de HIV e sífilis à comunidade. A coleta do sangue ocorre das 8h às 17h. Uma equipe de 16 funcionários vi trabalhar no evento. Além da coleta, serão distribuídos preservativos.

janaina.cavalli@diario.com.br

JANAINA CAVALLI

Serviço
Dia Mundial de Combate à Aids - Teste de HIV e sífilis, distribuição de preservativo e aconselhamento. Hoje, das 8h às 17h, na escadaria da Catedral São Paulo Apóstolo, Rua XV de Novembro, s/n, Centro, Blumenau. Gratuito