Ala psiquiátrica
Em conjunto com a Secretaria de Saúde de Joinville, o Hospital Infantil está avaliando se a ala de psiquiatria a ser ativada provavelmente neste ano será para pessoas com distúrbios causados por doenças ou para dependentes químicos. Os tratamentos são diferentes.

Partos continuam
O centro obstétrico, unidade com atendimento abaixo da previsão inicial, será mantido, por ora. Há pediatras que defendem a permanência do atendimento no Infantil porque há possibilidade de atendimento diferenciado às mães adolescentes em comparação com as demais maternidades.

Reforço no combate à dengue em Joinville

Foi aprovado o projeto de Joinville para receber recursos do Ministério da Saúde para o combate à dengue. A cidade receberá R$ 218.645,14 para programas de prevenção, tratamento e controle da doença. Florianópolis ficou com R$ 50 mil. Segundo a gerente de combate à dengue, Rosilei Baade, o fato de Joinville ter registrado o primeiro caso autóctone (contraída na cidade), no ano passado, fez com que recebesse um valor a mais.

Acelerador Linear da radioterapia deve ser instalado neste mês

Até o final do mês a estrutura física do setor de Radioterapia do Hospital Tereza Ramos, em Lages, deverá ser concluída e, em seguida, engenheiros da Siemens devem vir de São Paulo, para fazer a instalação do Acelerador Linear (aparelho que permitirá a realização dos exames). Mesmo com a instalação do aparelho concluída, ainda não é possível definir a data que o serviço entrará em funcionamento. De acordo com a gerente administrativa do Hospital, Ivone Zamban Koech, nesta primeira semana de janeiro, os trabalhos estão parados na empreiteira responsável pela obra da estrutura física, devido ao recesso de final de ano. Os trabalhos devem ser retomados na próxima segunda-feira (9).

Ivone acredita que entre os dias 23 e 30 de janeiro, engenheiros da Siemens devem vir ao município para concluir a instalação do Acelerador Linear e, posteriormente, técnicos da Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) virão testar o equipamento. “Após aprovação da CNEN, vai ser concluída a licitação e a empresa vencedora poderá começar a atuar”, explica.

A gerente administrativa explica que a vinda dos técnicos da CNEN depende de agendamento, que só pode ser feito após a instalação do aparelho, por isso, não há como precisar uma data para que o setor entre em funcionamento efetivamente. “A gente acredita que agora tende a fluir normal. Creio que daqui uns 40 dias, já teremos uma previsão sobre o período que o pessoal da CNEN virá. Nossa programação, logo que chegou o equipamento, era para que em junho estivesse funcionando, mas como depende de agenda, é precoce falar em datas”, diz.

Etapas da obra

As obras iniciaram em Fevereiro de 2010;

Em dezembro do mesmo ano a estrutura física ficou pronta e foi inaugurada;

Trâmites legais atrasaram a chegada do Acelerador Linear, que veio da Alemanha e só chegou a Lages na metade de 2011;

Como a escolha do modelo do aparelho demorou para ser feita, o prédio que abrigará o setor precisou passar por adequações, como nos cabeamentos, para comportar o equipamento;
 Falta agora a instalação do aparelho, aprovação do CNEN, conclusão da licitação para definir a empresa terceirizada que comandará o serviço.