Licitação para reforma do Raio X deve sair ainda este mês

A licitação para definir a empresa que fará a reforma no setor de Raio X do Hospital Tereza Ramos (HTR), deve acontecer no próximo dia 26. A previsão é que as obras iniciem em março. De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria do Desenvolvimento Regional (SDR) de Lages, o Governo do Estado investirá R$ 2,2 milhões na reforma do setor e da cozinha do hospital.

Após vistorias do Conselho Regional de Enfermagem, de Medicina e da Vigilância Sanitária de Lages, que constataram irregularidades estruturais para os atendimentos no setor, foi expedia uma determinação judicial, no final de setembro, ordenando a reforma. Na época, o Ministério Público de Santa Catarina ajuizou Ação Civil Pública, alegando irregularidades nos serviços que, no setor de Raio X, ainda não foram sanadas.

A partir da determinação, o Hospital tem o prazo de 180 dias para iniciar as reformas necessárias para manter o serviço. Em reportagem publicada no início de novembro, a diretora administrativa do Hospital, Ivone Zambam Koeche, informou que antes da determinação judicial sair, a reforma já havia sido planejada.

Confira as exigências

- Painel de controle seguro para o técnico que possua visor no setor de raio-X;

- Providenciar uma reforma geral em todo o complexo de serviços de radiologia;

- Efetuar a revisão e a substituição de ecrans;

- Colocar em funcionamento o exaustor da câmara escura, com tomada específica;

- Providenciar local adequado para limpeza e desinfecção dos carrinhos de transporte de resíduos e para o armazenamento de resíduos químicos.