CAI NÚMERO DE MÉDICOS EM 2011
Relatório apresentado ontem à noite pela Secretaria de Saúde de Joinville ao Conselho Municipal de Saúde mostrou a redução no número de médicos na rede básica da cidade. O sistema é formado pelos médicos do Saúde da Família, pediatras, clínicos-gerais e gineco-obstetras. No final de 2010, a rede básica contava com 213 médicos. Em setembro do ano passado, o número havia despencado para 150. Fechou o ano com 161 e continua crescendo agora em 2012. As contratações voltaram porque os salários foram reajustados bem acima da inflação, aumentando o interesse dos médicos. O encolhimento do quadro deve ter sido o principal responsável pelo aumento, anunciado justamente em setembro, quando o número estava baixo. Concurso público em andamento deverá ajudar a repor mais vagas.

Clínicas de fora
A Secretaria de Saúde de Joinville está tentando fechar parcerias com clínicas de fora da cidade para enfrentar a fila na ultrassonografia. Três empresas retiraram o edital de credenciamento. As locais podem participar. A Justiça mandou o município montar plano para zerar a demanda em um ano, atendendo ação do MP.

Mais ações
A outra ação é comprar um equipamento de ultrassonografia. Sai por R$ 90 mil, e o governo do Estado, também citado na ação, vai entrar com 70%. A Maternidade Darcy Vargas ampliará a oferta de ultrassons obstétricos.

Mais cesarianas
As cesarianas continuam avançando em Joinville. No ano passado, conforme relatório apresentado ontem pela Secretaria de Saúde, chegaram a 81% na Unimed e 80% no Dona Helena, ambos hospitais privados. A proporção cresceu dois pontos percentuais nos dois estabelecimentos.

No SUS também
Embora os partos normais ainda mantenham a maioria pelo SUS, as cesarianas também crescem na rede pública. Já são 36,8% na Darcy Vargas e 43% no Hospital Infantil. A redução no número de partos normais é tendência nacional.

O banco de leite da Maternidade Darcy Vargas está precisando de doações. Basta ligar para o (47) 3461-5704 que uma equipe vai buscar o leite materno em Joinville.

MENINGITE
Mais três casos são registrados
Mais três casos de meningite foram confirmados na região de Joaçaba, no Meio-Oeste, ontem. Não há relação entre os pacientes e a doença é considerada comum nesta época do ano.

O caso considerado mais complicado é de uma adolescente de 16 anos, de Joaçaba, que pode estar com meningite bacteriana, o tipo mais grave da doença. A Gerência Regional de Saúde deve confirmar a suspeita com um exame que fica pronto na próxima quinta-feira.

Os outros dois pacientes infectados, um rapaz de Capinzal e uma adolescente de Piratuba, estão com o tipo viral da doença, que é o mais comum. Os três estão internados, mas passam bem. Com estes casos, subiu para sete o número de notificações de meningite na região de Joaçaba este ano.

O município passou por um surto da doença no final de 2011, quando 23 casos foram confirmados entre os meses de outubro e dezembro.

daisy.trombeta@diario.com.br

DAISY TROMBETTA | JOAÇABA