AMBULÂNCIA VIRADA
Paciente com AVC escapa de acidente

Uma ambulância do Samu, que transportava uma paciente com suspeita de Acidente Vascular Cerebral (AVC), tombou na madrugada de ontem depois de se envolver em um acidente na rua 15 de Novembro, no Centro de Joinville. A paciente não sofreu ferimentos com a batida porque estava em uma maca, no chão da ambulância, presa com cintos de segurança.

Apesar do susto, assim que foi retirada do veículo ela foi levada por outra unidade do Samu ao Hospital São José. Os dois socorristas que estavam na ambulância também não se feriram. No carro envolvido no acidente, estava o aposentado Nivaldo Teodoro, 57 anos, a mulher e o neto do casal. Teodoro estava levando o neto, com febre, para o Hospital Infantil. Ninguém se feriu.

Mutirão de cirurgia labiopalatal é amanhã

O Hospital Regional, de Joinville, em parceria com o Centrinho Prefeito Luiz Gomes, vai fazer um mutirão de cirurgias labiopalatais em crianças neste sábado. Estão previstas seis operações de palato labioplastia e rinoplastia e sete de enxerto ósseo. Os procedimentos serão feitos em parceria entre as duas instituições.

MEDICAMENTOS
Anvisa muda embalagens

Embalagens de medicamentos distribuídos pelo governo federal vão mudar. A alteração, determinada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), tem como objetivo tornar mais fácil a identificação de produtos pelos pacientes. “Recebíamos com frequência reclamações sobre a dificuldade para diferenciação das embalagens, para leitura das inscrições”, afirma o diretor da agência, Dirceu Barbano.

As novas regras também reforçam a proibição da venda do produto. De acordo com Barbano, há registros pontuais de remédios distribuídos pelo governo que acabam ilegalmente comercializados.

A mudança foi estudada ao longo dos últimos dois anos pela Anvisa. As novas regras passam a valer para licitações feitas depois de 29 de setembro. A partir da data, todas as empresas que quiserem vender para o Ministério da Saúde terão de ter condições de fazer rotulagens já com as novas regras determinadas pela agência

ENCONTRO SOBRE SAÚDE
Na manhã de hoje, Ministério Público (Federal e Santa Catarina) e Defensoria Pública da União conversam com o prefeito Carlito Merss sobre quais ações o município está tomando em relação à estrutura do São José (pronto-socorro e 4º andar) e dos PAs, entre outras necessidades da Saúde. “A situação está caótica em Joinville”, diz a promotora Simone Schulz. O MP já entrou com ação judicial cobrando contratação de mais médicos e conclusão do 4º andar do São José, sem sucesso. Também não teve êxito em cobranças semelhantes envolvendo o Hospital Regional, este administrado pelo governo do Estado. As liminares que estão sendo concedidas são para acabar com filas em especialidades e exames. Há possibilidade de apresentação de outras ações, com conteúdo diferente.

Visor
VIDRO DA VIDA
O banco de leite da maternidade Carmela Dutra, em Floripa, precisa com urgência de doações... de vidros para armazenar o alimento. A preferência é pelos de maionese e Nescafé. O pessoal até busca em casa. Basta ligar para (48) 3251-7552

BOTARAM NA MESA