PÁSCOA
Comemoração chega mais cedo a hospital

O coelhinho da Páscoa chegou mais cedo ao Hospital Municipal São José e ao Lar Abdon Batista, em Joinville. No São José, os pacientes receberam a visita de 35 integrantes do grupo de voluntárias do hospital no período da tarde. Como muitos pacientes, por recomendação médica, não podem comer chocolates, elas distribuíram kits de higiene pessoal, com toalhinhas e xampus.

Quem também celebrou a Páscoa antecipadamente foram as crianças do Lar Abdon Batista. Ontem à tarde, elas participaram de um lanche especial, oferecido pela juíza Eliane Alfredo Cardoso Luiz e outros voluntários do lar, que arrecadaram ovos de chocolate para promover a Páscoa das 51 crianças e adolescentes que foram afastados da família (a maioria por questões de negligência e maus-tratos) e atualmente estão abrigadas no lar.

A quarta-feira também foi de diversão para as 25 crianças, adolescentes e adultos do Instituto de Reabilitação do Potencial Humano, que receberam chocolates doados pela comunidade. Para os alunos da Escola Maria Amin Ghanem, o dia foi marcado por surpresas. Eles receberam chocolates dos alunos do Colégio Tupy.

Anvisa estuda venda livre de remédios sem receita

Medicamentos vendidos sem receita médica poderão voltar a ficar ao alcance do consumidor nas farmácias de todo o País. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) decidiu colocar em consulta pública a revogação da regra, em vigor desde o início de 2010, que obriga o produto a ficar do lado de trás do balcão. O texto deverá ser publicado em até um mês. Entre remédios que voltariam a ter venda livre estão analgésicos.

Nesta semana, o Hospital Regional de Joinville foi visitado pela consultoria que estuda a possibilidade de entregar a administração do estabelecimento para uma organização social (OS). O secretário Dalmo Claro (Saúde) quer definir ainda neste semestre se é possível passar o Regional para uma OS.

SAÚDE EM DEBATE
Movimento define as prioridades
Comitê consultivo fez, ontem, a primeira reunião temática, que apontou a necessidade de melhorar o atendimento público

A dequação do atendimento médico para a população idosa e moradores de Florianópolis, redução da mortalidade precoce por acidentes de trânsito e homicídios e o fortalecimento do sistema de saúde da Capital foram os três desafios eleitos pelo comitê consultivo do movimento Floripa Te Quero Bem.

Ontem à noite, foi o primeiro encontro temático dos membros do comitê consultivo, dirigido pelo Instituto Guga Kuerten, Instituto Comunicação, Instituto Padre Vilson Groh, e Grupo RBS (Diário Catarinense), e que teve como tema a saúde.

A reunião foi considerada produtiva por trazer à tona o debate de aspectos que, numa visão ampla, não estariam relacionados ao tema saúde. O técnico da Secretaria Municipal de Saúde Leandro Pereira Garcia abordou a necessidade de olhar a saúde em dois parâmetros: o sistema de saúde, que muitos já têm conhecimento, e o setor saúde.

– O setor saúde reúne todo aspecto que culminará na saúde. Por exemplo, a educação precária reflete no agravamento de problemas de saúde.

O professor da Universidade Estadual de Santa Catarina (Udesc) Valério Turnes apresentou os estudos e indicadores usados para a elaboração dos desafios. Para ele, o movimento é muito importante para a consciência da população, que já estaria motivada com o movimento. Até a sua filha, de seis anos, desenhou o coração do Floripa Te Quero Bem em uma lição de casa a respeito da natureza.

– Fiquei surpreso como as crianças estão atentas a estas questões. Não havia mencionado o movimento, mas ela já sabia, talvez tenha sido estimulada no colégio. Mas o mais importante é que a geração dela poderá ser beneficiada com as atitudes que tomarmos hoje.

Gustavo Kuerten, que motivou a criação do movimento depois da repercussão de entrevista ao Diário Catarinense, reforçou a importância da participação de todos. Para ele, não só as autoridades devem ser cobradas, como também cada cidadão.

– Precisamos movimentar as pessoas no sentido de propagar boas ações. O poder público será beneficiado com este documento que estamos preparando. Mas a população tem que adotar boas práticas para fazer andar certo toda a engrenagem.

O movimento debaterá cinco áreas distintas, e em cada reunião, serão elencados três desafios para cada tema. O próximo encontro, dia 17, trará propostas para a educação.