MATERNIDADE DARCY VARGAS
Sem leitos para os prematurosA superlotação na unidade de terapia intensiva (UTI) da Maternidade Darcy Vargas (MDV), em Joinville, chegou novamente a um nível crítico ontem.

A equipe médica, que já tinha enfrentado o problema na semana anterior, voltou a ter que improvisar para atender à demanda. No fim da tarde de ontem, a UTI neonatal, que tem apenas dez leitos, acolhia 14 recém-nascidos em estado grave. Além disso, o número total de bebês internados chegava a 33 – a capacidade máxima é de 27. “Não tenho equipamentos, nem equipe para cuidar de tantos bebês. A assistência fica comprometida e o risco de infecção hospitalar aumenta”, diz a coordenadora de enfermagem, Carla Vaichulonis. “Conseguimos transferir um bebê à tarde para Jaraguá, mas não há mais vagas nas unidades da rede pública”, conta.

O secretário estadual de Saúde, Dalmo Claro de Oliveira, admitiu o problema e disse ontem que uma solução deve ser negociada durante a semana com o Hospital Infantil de Joinville. “Na quarta, vamos nos reunir com a superintendência da organização social que administra o Hospital Infantil, em Joinville, para avançar no encaminhamento das obras, que representarão o aumento do número de leitos de UTI neonatal dos atuais sete para 20 leitos”.

mariana.pereira@an.com.br

RORAIMA
Suspeita de surto de gripe A entre índios ianomâmis

Casos de gripe aguda registrados nos últimos dez anos entre índios ianomâmi, em Roraima, levantaram a suspeita de um surto de gripe A. Nos últimos dez dias, dois índios (um bebê e um adulto) morreram em decorrência de uma síndrome respiratória aguda. Enquanto o laboratório central de Boa Vista analisa 40 amostras colhidas nas aldeias, índios com sintomas de gripe estão sendo tratados com o remédio Tamiflu.