GRIPE B
Dois casos descartados e um confirmado com o vírus

A Vigilância em Saúde de Joinville confirmou na tarde de ontem que os exames dos dois passageiros do navio MSC Armonia, que ancorou em São Francisco do Sul no final de fevereiro, não confirmaram a presença do vírus Influenza B. O tripulante que foi internado com os sintomas no Hospital Regional Hans Dieter Schmidt apresentou o vírus da gripe B. “Ele já veio com a doença, foi internado, ficou melhor e seguiu viagem com o mesmo navio”, disse a gerente de Vigilância em Saúde Rosilei Weiss Baade.

GERAIS
Rigor em análise de próteses mamárias

Ontem, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) detalhou as duas formas possíveis de análise para liberação no país das próteses mamárias: lote a lote dos produtos que ingressam no mercado; ou por análise de gestão da empresa e dos produtos.

Rede social contra a leucemia
Mobilização. Internado, adolescente segue campanha por doadores de sangue

Deitado em um dos leitos da ala de Transplante de Medula Óssea do Cepon, no Hospital Celso Ramos, em Florianópolis, Thiago Luiz Coelho Vieira, 16 anos, segura o computador, sempre conectado ao Facebook. Desde que foi internado, dia 28 de março, com suspeita de leucemia, a rede social se tornou fundamental na vida dele. Não só por ser uma forma de distração, mas por ter ajudado a disseminar uma maneira de salvar a própria vida.

Thiago, estudante do 2º ano do ensino médio, contou que a semana em que descobriu a doença foi rotineira. Ele estava treinando por um torneio de Muay Thai e não percebeu o sintoma: cansaço. “Eu treinava além do normal e não dei bola para o cansaço. Mas duas semanas depois de começar a treinar pesado, tive uma dor na garganta. Foi aí que descobri”, relatou.

O estudante viu que tinha placas na garganta e manchas de sangue. Procurou a tia, que é médica, e fez exame de sangue. No dia seguinte saiu o resultado que apontou irregularidade, evidenciando o risco de estar com leucemia.

Quatro transfusões feitas até agora

Thiago já fez quatro transfusões sanguíneas e recebeu 20 bolsas de crio e 20 bolsas de plaqueta. Começou a quimioterapia no dia 30 de março, fez quatro sessões. O último exame, feito na sexta-feira, mostrou que houve melhora significativa do estado de saúde de Thiago.

Agora, ele fica cerca de um mês no Celso Ramos, sem a quimioterapia, para recuperar a imunidade. O adolescente precisa das doações de sangue, mais do que nunca, para poder voltar para casa. “O Facebook foi excelente, fundamental para meu tratamento. Antes era só entretenimento, mas hoje, para mim, é uma ferramenta rápida e eficiente de comunicação. Vou continua a campanha”, garantiu.