COMUNIDADE
Ação marca Dia Mundial da Saúde

As atividades em comemoração ao Dia Mundial da Saúde ainda não pararam em Joinville. Se na semana passada entidades privadas trabalharam na promoção de mais qualidade de vida para as pessoas, ontem foi a vez do poder público. A Secretaria Municipal de Saúde montou quatro barracas na praça Nereu Ramos, no Centro de Joinville, para dar mais informações sobre a dengue, a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, o aleitamento materno e o tabagismo.Quem foi ao local garante que não se arrependeu. Joice Andretti, 18 anos, foi uma das primeiras a chegar e já tinha em mente o que queria: parar de fumar. A atendente a orientou a procurar o posto de saúde perto de casa e começar um tratamento médico para se livrar do vício.Joice teve contato com o cigarro aos 11 anos. Ela chegou a fumar duas carteiras por dia. Hoje, já se controla para consumir uma.A jovem decidiu parar por causa da rejeição das pessoas com relação ao fumo, os aspectos físicos e, principalmente, por causa do filho, de dois anos e meio, que herdou problemas respiratórios, como bronquite, por causa do consumo de cigarros de Joice durante a gravidez.Antes de começar a fumar, a jovem conseguia correr, andar de bicicleta e até jogar futebol. Agora, toda vez que tenta alguma atividade física, fica cansada. Joice e o marido se comprometeram a buscar ajuda para parar de fumar.

Alerta contra a dengue

Outra barraca que também chamou a atenção de quem passou pelo o local foi o da prevenção à dengue. Dois microscópios foram levados para o local para que o público pudesse ver como são as larvas e o mosquito transmissor da doença.Segundo o agente de combate à dengue, Gilberto Marques Júnior, só este ano já foram detectados em Joinville 56 focos, contra 72 de 2011. Quatro casos foram confirmados da doença, mas por contaminação em SC.